Graham Sutherland e o infame Retrato de Winston Churchill

Graham Sutherland foi contratado pela Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes para fazer um retrato de Winston Churchill. Para quem assiste a série The Crown na Netflix, esse evento é retratado na série. Quem acompanha o blog pode ver que a partir do século XIX e principalmente no XX acontece um “boom” de artistas, pois a arte fica mais acessível, os materiais relativamente mais baratos, temos inúmeros institutos que ensinam arte. Então, diante de tantas opções, o escolhido para essa missão de fazer um retrato para comemorar o 80 aniversário foi Graham Sutherland.

Antes de falar sobre o artista vou começar pelo político, Winston Churchill. O estadista britânico conseguiu seu lugar na história por ser um dos políticos que perceberam a ameaça que Hitler representava antes que a situação degringolasse em uma guerra. Ele percebeu política expansionista alemã sob a direção do partido nazista poderia levar à Europa a uma nova guerra.

Precisamos lembrar que quando a Primeira Guerra Mundial acabou ela era chamada de A Grande Guerra, ninguém esperava que outra guerra pior logo iria eclodir. Mas Winston Churchill, devido a suas experiências militares, como Ministro das Munições, Secretário da Guerra e do Ar(sendo contra as medidas duras aplicadas à Alemanha após a Primeira Mundial) e Secretário de Estado das Colônias; e a sua habilidade de fazer análises políticas nacionais e europeias, Churchill conseguiu perceber a ameaça que os nazistas e Hitler representava para a Europa e o mundo como um todo.

Winston Churchill se tornou o primeiro-ministro, ficando nesse cargo por muito tempo. Quando ele completou oitenta anos, as duas Câmaras encomendaram um retrato, Graham Sutherland foi o artista escolhido para esta tarefa.

Graham Sutherland nasceu no ano de 1903 em Londres, na Inglaterra. O artista aprendeu técnicas artísticas na Escola de Arte Goldsmiths, onde estudou principalmente gravuras. Sutherland começou a pintar somente após seus trinta anos de idade. Suas pinturas tendem para o movimento artístico do realismo e surrealismo, como podemos ver na imagem abaixo.

Trem e rabiscos de fumaça, Graham Sutherland. (Wikimedia Commons)

Na pintura acima temos uma espécie de trem de madeira com fumaça saindo, o artista tem um certo cuidado ao desenhar a primeira fumaça, por isso fica difícil identificar que os outros rabiscos na verdade também são fumaça, que estão saindo do líquido e das minas de onde o trem está vindo; existe um trabalhador no canto esquerdo dessa pintura. Esse trabalho deve fazer parte do período que ele passou pintando minas e alto fornos.

O artista também foi contratado para registrar as ruínas das regiões que foram bombardeadas e devastadas pela guerra, essa série de pinturas foi nomeada como Devastation, um desses registros feitos pelo artista está na imagem abaixo:

Devastation, An East End Street, Graham Sutherland. (Wikimedia Commons)

Devastation: An East End Street é uma pintura que mostra o espírito da devastação causado pela Segunda Guerra Mundial, Sutherland conseguiu extrair isso da imagem que viu e pintar numa tela. Nessa pintura vemos que existem as ruínas físicas mesmo, e a escuridão causada pela guerra.

Uma outra pintura dessa série Devastation se chama East End, Burnt Paper Warehouse.

East End, Burnt Paper Warehouse, Graham Sutherland. (Wikimedia Commons)

East End, Burnt Paper Warehouse é uma pintura da série Devastation que também mostra a destruição causada pela Segunda Guerra Mundial. Graham mostra pregos soltos, metais retorcidos, vemos um pouco de fuligem, papel queimado. O artista escolheu uma paleta de cores cinza, preto, azul e amarelo para contrastar e representar a devastação, as ruínas, e a escuridão que a guerra causou. Sua experiência com gravuras facilitou seu trabalho de produção dessas imagens que mostram as ruínas da Segunda Guerra Mundial.

A terceira pintura da série que se encontra na Wikipedia se chama A cidade, um poço de elevador caído.

A cidade, um poço de elevador caído, Graham Sutherland.

A cidade, um poço de elevador caído mostra o que sobrou de um elevador, com seus metais e estruturas de aço retorcidas e a mostra. O artista provavelmente utiliza carvão e grafite para compor essa obra. Sutherland retrata a realidade destruidora que todos aqueles anos de bombardeios e conflitos trouxeram para a Europa, principalmente para o Reino Unido, que é o local que Sutherland tem a tarefa de registrar.

Passar tanto tempo vendo conflitos numa guerra e a destruição que causa sempre tem um efeito nos artistas, Eugène Delacroix passou por isso e Graham Sutherland não deve ter sido uma exceção.

Sutherland é de fato um artista habilidoso em retratar uma realidade crua, sem enfeites e foi escolhido pelas Câmaras dos Comuns e a Câmaras dos Lordes da Grã-Bretanha para fazer o retrato do então Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill.

Quando o presente ficou pronto Churchill detestou seu retrato feito por Graham.

O desgosto foi tão grande que a esposa de Winston Churchill queimou a tela.

Talvez Sutherland tenha sido injustiçado nessa história, pois não se pode esperar uma mudança de estilo tão drástica de algum artista, somente se ele já tenha feito isso no passado, por exemplo, artistas que aprenderam a pintar a estética neoclássica e a impressionista podem entregar uma obra nos dois estilos.

Mas Graham pintava obras realistas, mesmo a imagem acima fornece somente uma ideia de como pode ter sido essa pintura, que eu desconfio que a original tenha muito mais linhas, seja mais amarelada e avermelhada.

A escolha do artista para fazer o retrato do Winston Churchill não foi a mais acertada, algumas pessoas preferem que sejam retratadas de maneiras mais idealizada e existem artistas que fazem isso, Graham era um pintor realista. Saber selecionar o pintor certo teria poupado muito dos problemas que essa pintura causou.

Referências e Imagem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Graham_Sutherland

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.