Edward Detaille e sua Arte Militar

Edward Detaille nasceu no ano de 1848, na cidade de Paris, na França. O artista não fez parte de nenhum movimento artístico específico, ele transitou entre o neoclassicismo e o romantismo. Detaille foi um artista que se destacou por sua especialidade em retratar cenas militares e tudo ligado a esse meio como uniformes, pinturas de batalhas e panoramas. Sua arte mostrava os campos de batalha de uma forma muito realista, Detaille retratou a Guerra Franco-Prussiana e por isso se tornou um artista muito conhecido.

O pai de Detaille era um artista e sua família tinha ligações com o meio militar. Após terminar seus estudos formais, demonstrar interesse e talento para a pintura e desenho, Edward Detaille acabou estudando técnicas artísticas com Ernest Meissonier, um artista especialista em pinturas do gênero militar, como podemos ver na obra chamada de Campanha da França.

Campanha da França, Ernest Meissonier. (Wikimedia Commons)

A pintura acima, Campanha da França, pode ser considerada uma obra com características realista, até mesmo a baixa estatura de Napoleão(no cavalo branco) é representada, porém não chega a ser percebida porque o general está em cima do cavalo, logo atrás de Napoleão vem suas tropas. Os soldados estão passando por cima de um solo que ainda tem neve, alguns soldados aparecem exaustos. Messionier é um artista que reproduz em detalhes uma cena militar.

Detaille aprendeu a fazer esse tipo de pintura com a estética neoclássica e romântica como podemos ver na obra abaixo, A Defesa de Champigny.

A Defesa de Champigny, Edward Detaille. (Wikimedia Commons)

A Defesa de Champigny é uma pintura com características da estética neoclássicas e a emoção da estética romântica de Delacroix. Detaille foi muito preciso e minucioso ao retratar essa cena miliar, temos soldados numa frente aguardando, em outra criando barricadas, outro grupo de soldados estão tentando derrubar o mura, podemos achar até mesmo um cachorro no meio desse cenário todo. Todos esse detalhismo e disposição ao retratar um campo de batalha ou alguma cena militar trouxe problemas para Edward Detaille.

Uma outra pintura de Detaille, mas dessa vez mostrando uma imagem mais positiva e vitoriosa sobre uma batalha francesa se chama Soldado francês com bandeira prussiana capturada na Batalha de Jena-Auerstedt.

Soldado francês com bandeira prussiana capturada na Batalha de Jena-Auerstedt, Edward Detaille. (Wikimedia Commons)

Soldado francês com bandeira prussiana capturada na Batalha de Jena-Auerstedt é uma obra que possui características mais do movimento do romantismo do que o neoclassicismo. O artista mostra o momento que a bandeira prussiana é tomada numa batalha que a França vence. Nessa pintura não vemos aqueles elementos que Edward Detaille costuma colocar num cenário de batalha, como a bagunça e o caos que existe após o enfrentamento entre dois exércitos, não temos os derrotados caídos em nenhum lugar nessa obra, o artista colocou somente os soldados franceses.

As vezes a fama do artista pode nos dar um pequeno susto quando vemos alguma de suas pinturas, como é o caso de O Sonho (Le Rêve).

O Sonho, Edward Detaille. (Wikimedia Commons)

O Sonho é uma pintura que mostra vários soldados deitados, um do lado do outro, e acima deles no céu, um exército animado que parece estar feliz por ter ganhado uma guerra, e temos até mesmo um cachorro deitado ao lado desses homens. Felizmente, estão todos vivos e sonhando. Muitos consideram essa pintura como uma alegoria patriótica. Detaille utilizou a estética romântica para pintar essa obra, os soldados que aparecem nas nuvens lembram aqueles que Delacroix pintava em suas obras mais felizes. Considerando o quanto Edward Detaille se dedica à pinturas de guerra que ele acha que existe algum tipo de denúncia que ele deve fazer, Le Rêve é uma boa exceção a regra.

Além dessas pinturas em tela, o artista também criou dois panoramas de batalhas cheios de detalhes, apenas alguns fragmentos sobreviveram, um deles está na imagem abaixo e é fragmento do panorama da Batalha de Rezonville.

Fragmento do Panorama Batalha de Rezonville, Edward Detaille. (Wikimedia Commons)

O fragmento acima é uma das imagens mais brandas da imagem que Edward Detaille confeccionou, existe partes desse panorama que aparece soldados mortos no meio dos vivos, ou apenas vários corpos de soldados num lugar só, cavalos mortos; é um cenário caótico, de morte e tristeza. O artista realmente faz uma representação muito realista de como são esses conflitos, a guerra em sua faceta mais cruel.

É difícil hoje, em pleno século XXI, as pessoas pensarem em como eram essas guerras de pessoas do passado, antes de existir câmeras fotográficas coloridas ou smartphones, por isso as pessoas do século XIX parecem tão distante de nós. O trabalho de Edward Detaille é muito importante pois ele mostra que guerra é guerra em qualquer século.

Edward Detaille morreu no ano de 1912.

Referências e Imagens:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Édouard_Detaille

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.