Robert Henri, o Realismo e a Escola de Ashcan

Robert Henri nasceu no ano de 1865 em Cincinnati, no estado de Ohio, nos Estados Unidos. O artista foi um dos membros mais importantes da Escola Ashcan, um movimento artístico realista americano que se dedicava a retratar a vida cotidiana de Nova Iorque, principalmente os bairros mais populares e pobres. Além de ter sido um artista muito importante nos Estados Unidos, Henri foi um professor de arte.

O pai de Robert Henri trabalhava no ramo imobiliário, fundando a cidade de Cozad. O artista se matriculou na Academia de Belas Artes da Pensilvânia na Filadélfia. Henri viajou para a Europa, e se estabeleceu em Paris, estudando na Academia Julian, se tornando aluno de William-Adolphe Bouguereau. Seu mestre foi um pintor academicista, mais especificamente do movimento artístico realista, uma das pinturas de Bouguereau está na imagem abaixo e é um Retrato de Gabrielle Cot. 

Retrato de Gabrielle Cot, William-Adolphe Bouguereau. (Wikimedia Commons)

O Retrato de Gabrielle Cot é uma pintura que possui características estéticas do movimento artístico realista. Bouguereau fez uma obra bem detalhista e realista em seu sentido mais puro, ou seja, o artista fez uma reprodução estética perfeita da realidade como se fosse uma fotografia, próximo das obras ultrarrealistas que temos atualmente que são feitas a lápis de cor. Esse retrato foi pintado utilizando tinta à óleo, um material difícil de manejar se for comparar com os materiais de pintura de hoje em dia.

Henri conheceu a arte impressionista francesa em Paris e também foi aceito na Escola de Belas Artes de Paris. Ao retornar aos Estados Unidos, o artista se tornou professor numa escola de arte para mulheres.

Suas obras mais conhecidas são seus retratos, podemos ver que ele pegou todas as tendências que ele aprendeu tanto com os acadêmicos como William-Adolphe Bouguereau, como com os impressionistas, quanto os professores na Escola de Belas Artes de Paris; no Retrato de Mildred Clarke von Kienbusch.

Retrato de Mildred Clarke von Kienbusch, Robert Henri. (Wikimedia Commons)

O Retrato de Mildred Clarke von Kienbusch é uma pintura que tem uma mistura de correntes artísticas, como o realismo europeu, um pouco das pinceladas soltas do impressionismo. Henri retratou Mildred segurando uma flor alaranjada. A mulher da pintura está olhando para o horizonte do lado direito da pintura.

Enquanto esteve em Paris o artista também pintou obras impressionistas como a pintura chamada de Misty Effect.

Misty Effect, Robert Henri. (Wikimedia Commons)

Misty Effect é uma pintura com características do futuro realismo americano da Escola de Ashcan. O artista pintou uma paisagem urbana com pessoas caminhando numa rua como se fossem apenas sombras, esse tipo de artifício foi usado para mostrar que Henri estava apenas interessado na paisagem como um todo. Esse tipo de imagem mais difusa se tornou uma das marcas do artista.

Como um membro da Escola Ashcan o artista retratava a cidade de Nova Iorque como ela era e não uma idealização do cotidiano, uma de suas paisagens da cidade se chama Rua com Neve.

Rua com Neve, Robert Henri. (Wikimedia Commons)

Rua com Neve é uma paisagem realista urbana de Robert Henri. O artista mostrou a cidade como ela era, as ruas coberta de neve, as pessoas andando nas calçadas, os carros passando pelas ruas. O céu nessa pintura está parcialmente azulado. Essa pintura poderia ser uma representação perfeita sobre como a cidade era nos anos 1900/1910, não tem um ângulo melhor, ou um festival maquiando a paisagem.

Outra pintura de Robert Henri sobre a paisagem de Nova Iorque se chama Snow in New York.

Snow in New York, Robert Henri.

Snow in New York é uma pintura de paisagem menos convidativa do que a anterior, nessa obra o céu está mais nublado e acinzentado; vemos uma carroça puxada por um cavalo no canto direito, parece que algo está sendo vendido nessa rua. Henri criou uma imagem mais crua nessa pintura. Foi esse tipo de arte que os artistas da Escola de Ashcan exibiram.

Apesar de Robert Henri ser relativamente bem de vida, o artista se juntou ao grupo dos oito para exibir suas obras de arte que eram excluídas das exposições oficiais por que não mostravam a estética dominante e mainstream dessa época; na verdade, a estética aceita pela National Academy of Design. Henri havia sido aceito pela National Academy of Design, mas mesmo assim se juntou ao grupo de rejeitados pela instituição.

O artista se relacionava muito bem com a alta sociedade nova iorquina, a prova disso é a pintura que ele fez para Gertrude Vanderbilt Whitney, uma rica colecionadora de arte.

Gertrude Vanderbilt Whitney, Robert Henri.

Robert Henri morreu no ano de 1929.

Referências e Imagens

https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Henri

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.