Edward Hicks, um artista americano da arte ingênua

Edward Hicks nasceu no ano de 1780 em Langhorne, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. O artista foi um pintor americano muito popular, Hicks também foi um quacker, ou seja, parte da Sociedade dos Amigos Religiosos sendo um ministro. O pintor é considerado do movimento artístico da arte ingênua, assim como Henri Rousseau, ele não dominava tão bem as técnicas da pintura a óleo mas suas pinturas eram boas o suficiente para fazerem parte de uma corrente artística nova.

O artista tinha pais da religião anglicana e chegou a morar na Fazenda David Leedom. Edward Hicks aprendeu a arte de pintar quando fez pinturas em carruagens e também de casas. Hicks era um jovem inquieto, se tornando um ministro quacker. Hicks casou com uma mulher quacker e teve muitos filhos, para poder sustentar sua família Hicks começou a fazer pinturas para vender.

Suas obras uniam a religião e a decoração, por isso foram se tornando populares na comunidade quacker, uma de suas pinturas que mostram essa união se chama Peaceable Kingdom.

Peaceable Kingdom, Edward Hicks.

Peaceable Kingdom é uma pintura que reúne os nativos americanos, os quackers americanos, os animais todos numa mesma tela. No lado esquerdo temos a figura dos nativos americanos e os quackers reunidos, chegando em algum tipo de acordo, no lado direito temos crianças e todos os animais, tanto os domésticos da fazenda quanto os selvagens, todos vivendo em harmonia.

Quanto a estética de Edward Hicks de Peaceable Kingdom (Reino Pacífico), vemos a arte ingênua que encontraríamos em carruagens no século XVIII, a pintura possui alguma perspectiva, e proporção, mas não pertence a nenhuma escola ou movimento artístico e também não possui nenhum tipo de técnica de pintura à óleo. O material tinta á óleo precisa de algumas técnicas pra ser manuseado, porque é uma tinta que não seca rápido, pode demorar meses pra secar, e se ficar usando materiais pra secar rápido ela pode acabar craquelando.

Edward Hicks pintou quase sessenta versões da pintura Peaceable Kingdom, abaixo está uma outra dessas versões.

Peaceable Kingdom, Edward Hicks.

A versão acima de Peaceable Kingdom tem uma diferença no leão e a onça que aparecem com o olhar vidrado para o público que está vendo a pintura. Cada uma das pinturas desse tema tem detalhes diferentes, além disso, alguns animais estão em poses diferentes, outros aparecem até mesmo com cores diferentes, os tons usados por Hicks não são iguais em todas as pinturas. O artista é muito detalhista, então tem que observar as diferenças em cada versão pintada por Edward Hicks.

Assim como outros artistas que passaram pelo período da Guerra de Independência dos Estados Unidos, Edward Hicks também tem uma pintura sobre a famosa Travessia do rio Delaware por George Washington sua obra sobre esse evento se chama Washington no Delaware.

Washington no Delaware, Edward Hicks.

Washington no Delaware é uma pintura sobre o famoso evento onde George Washington organiza um ataque surpresa contra as forças de Hessian, em Trenton, New Jersey, Washington liderou uma tropa através do Rio Delaware. Edward Hicks retratou esse evento numa pintura de sua autoria, usando sua estética artística da arte ingênua, George Washington aparece no lado direito da pintura num cavalo branco, as figuras representadas na tela aparecem de uma forma mais idealizada, não são tão realistas, mesmo assim podemos ver que é sobre esse evento histórico. No lado esquerdo aparece um grupo de soldados, e ao fundo temos o rio Delaware.

Além de retratar eventos históricos e idealistas, Edward Hicks também pintou paisagens rurais como podemos ver em The Cornell Farm.

The Cornell Farm, Edward Hicks.

The Cornell Farm é uma pintura de paisagem rural que mostra uma fazenda com gado bovino e cavalos. Ao fundo vemos a casa desse lugar, também temos o cercado de onde deve ficar o cavalo, temos as pessoas que conduzem o rebanho logo ao fundo, e mais atrás temos o pasto verde. Essa pintura mostra a vida dos quackers, que viviam em fazendas.

Uma das pinturas bíblicas de Edward Hicks se chama Arca de Noé.

Arca de Noé, Edward Hicks.

Arca de Noé é uma pintura sobre a passagem bíblica em que Noé tem que colocar na arca um par de cada animal na terra, nessa obra vemos que existe animais aos pares fazendo fila para entrar na famosa embarcação bíblica. Ao fundo temos a tempestade que vai dar origem ao dilúvio chegando. Essa pintura mostra que o artista também pintava temas bíblicos.

Edward Hicks morreu no ano de 1849.

Imagens e Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Edward_Hicks

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “Edward Hicks, um artista americano da arte ingênua

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.