George Luks e as cenas da vida popular

George Benjamin Luks nasceu no ano de 1867 em Williamsport, Pensilvânia nos Estados Unidos. O artista fez parte da Escola Ashcan, um movimento artístico dedicado a retratar cenas da vida cotidiana na cidade de Nova Iorque, até mesmo da população e dos bairros mais pobres da cidade. Luks era um artista realista americano tendo se juntado a outros pintores da mesma vertente liderados por Robert Henri. Suas pinturas mostram a vida da população menos favorecida financeiramente e socialmente na cidade de Nova Iorque.

A família de George Luks era filho de um farmacêutico e uma artista amadora. Luks demonstrou interesse e habilidade pela arte desde muito cedo, por isso se matriculou na Academia de Belas Artes da Pensilvânia onde teve contato com diversas vertentes artísticas e obras de artistas como os impressionistas europeus. Para completar seus estudos, Luks foi para Alemanha e estudou em Düsseldorf.

Uma das pinturas realistas de Luks se chama Hester Street.

Hester Street, George Luks. (Wikipedia)

Hester Street é uma pintura realista de George Luks, nessa obra o artista mostra a vida do imigrante judeu por meio do comércio de rua que está sendo mostrado nessa pintura. Quanto a qualidade estética, essa pintura possui uma paleta de cores mais colorida do que no realismo europeu que retrata uma vida no campo em que as pessoas são mais maltratadas pelo sol. Nessa pintura as pessoas sofrem mais com a correria e as relações frenéticas impostas por uma vida capitalista.

Em 1905, quando essa obra, Hester Street, foi feita por George Luks, o mundo ocidental via o advento de uma sociedade industrial, urbana e capitalista que em alguns anos resultaria em duas grandes guerras da qual os judeus seriam as maiores vítimas.

Os judeus são temas de outras pinturas de George Luks como Allen Street

Allen Street, George Luks. (Wikimedia Commons/Kaldari)

Allen Street também é uma pintura realista de George Luks. Essa obra mostra um lugar onde muitos judeus trabalhavam. Luks retrata capta com certo nível de realismo os gestos, os objetos, as pessoas, as roupas que usava, ou seja, como era esse lugar na época que o artista pintou essa tela em 1905. Essa pintura é diferente dos outros artistas americanos porque mostra lugares que não eram mostrados por outros pintores que geralmente pintavam a alta sociedade, as indústrias ou o interior rural norte americano.

A última pintura desse trio de obras realistas das pinturas de George Luks mostram bairros mais populares se chama Houston Street.

Houston Street, George Luks.

Houston Street é uma pintura realista de George Luks. Desta vez o artista mostra um mercado aberto que parece ser de frutas e verduras. A paleta de cores escolhida pelo pintor é mais terrosa, possui menos cores, tende para o realismo europeu, as pinceladas parecem inspiradas no impressionismo. O artista mostra a multidão que se reúne nesse mercado à céu aberto.

O artista havia se encantado com as obras de pintores impressionistas como Manet quando estudava arte, por isso algumas pinturas suas tinha claras características do movimento artístico do impressionismo europeu como podemos ver em sua obra chamada de Madison Square.

Madison Square, George Luks (Wikimedia Commons).

Madison Square é uma obra com características impressionistas evidentes, o artista utilizou as pinceladas rápidas, as impressões sobre a paisagem que ele estava retratando; vemos uma rua que aparentemente está molhada, com um carros ao fundo, e um prédio, também temos o reflexo desse prédio no chão. O artista escolheu uma paleta de cores azulada e roxa para mostrar que o período é noturno. Essa pintura foi feita no ano de 1920.

Quando foi assinado o armistício de 1918 houve uma grande comemoração, pois era um dos passos para o fim da Primeira Guerra Mundial, o artista retratou esse evento numa pintura chamada de Noite do Armistício.

Noite do Armistício, George Luks.

Noite do Armistício é uma pintura que mostra uma multidão meio amorfa comemorando esse dia, no meio dessa multidão aparece um soldado segurando uma bandeira americana e balançando para comemorar esse dia, no céu aparece a bandeira de alguns países como Reino Unido, França etc.

Na sua carreira artística, como George Luks retratava temas que eram pouco populares entre a alta sociedade e ao círculo artístico convencional, o artista não conseguia exibir suas pinturas em exposições conservadoras e convencionais, por isso, Luks e os outros artistas formaram um grupo chamado The Eight para expor suas obras artísticas.

George Luks morreu no ano de 1933.

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/George_Luks

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “George Luks e as cenas da vida popular

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.