Archibald Motley, um artista modernista afro-americano

Archibald John Motley Jr. nasceu no de 1891 em Nova Orleans no estado da Louisiana nos Estados Unidos. O artista surgiu no meio artístico no contexto do movimento artístico chamado de Renascimento do Herlem ou Movimento do Novo Negro. Motley foi um dos artistas mais importantes de um movimento que criou novas expressões culturais e artísticas afro-americanas. As pinturas de Archibald Motley foram importantes no contexto de criar uma imagem elegante e de respeito sobre os afro-americanos num meio que era dominado pelo branco, o mundo da arte, principalmente na sua vertente modernista americana.

A família de Archibald Motley era de classe média trabalhadora, a avó paterna de Archibald havia sido uma escrava, seu pai trabalhou na fábrica da Pullman. A família se mudou para Chicago e se instalou num bairro que era majoritariamente branco, por isso acabou estudando arte na School of the Art Institute of Chicago. Por causa de se treinamento artístico nessa instituição, Motley acabou sendo treinado no modernismo americano como podemos ver em seu autorretrato que está na imagem a seguir:

Autorretrato, Archibald Motley.

Nesse Autorretrato de Archibald Motley podemos ver as características do modernismo americano como essa pele lisa como cera, na verdade, os elementos da pintura parecem modelados com massinha de modelar e pintados na tela, mas com proporções realistas. A paleta de cores tem tons de rosa e bege, o ambiente retratado é bem iluminado. O artista acreditava em algumas pseudociências sobre fisionomia.

O artista conseguiu uma bolsa para financiar uma viagem para a Europa para estudar arte. Motley escolheu ver as obras de grandes artistas que estão no Louvre como Rembrandt. O pintor usou essa experiência em suas pinturas para pintar pessoas negras em suas obras modernistas. Motley também usou o Jazz como um dos elementos em suas pinturas.

Uma das pinturas do artista que podemos ver o estilo modernista e Jazz de Archibald Motley se chama Bronzeville à noite.

Bronzeville à noite, Archibald Motley (pinterest).

Bronzeville à noite é uma pintura com características modernistas, Motley retratou o bairro Bronzeville, um lugar muito popular que tocava jazz. O artista mostra a elegância das pessoas negras ou pretas como Motley dizia que queria fazer. Nessa tela o pintor se apresenta como um observador distante para criar uma maior identificação com o público. O artista escolheu uma paleta de cores azul e vermelha para pintar essa tela, que é uma das mais famosas de Archibald Motley.

O artista também pintava retratos, uma de suas obras desse gênero é sobre sua Avó.

Avó, Archibald Motley.

Avó é uma das pinturas favoritas de Archibald Motley, ele retrata de forma realista sua avó.

Uma outra obra de arte de Archibald Motley que mostra um retrato elegante de um evento festivo é a pintura chamada de Churrasco.

Churrasco, Archibald Motley.

Churrasco é uma pintura que Motley retrata uma festa de churrasco, o artista fez uma obra com características modernistas em que se coloca mais uma vez como um observador distante, como os pintores impressionistas e pós-impressionistas europeus, principalmente os franceses que pintavam cenas noturnas ou diurnas de paisagens urbanas, rurais ou naturais. Archibald Motley era um artista que não queria fazer uma arte puramente afro-americana, ele queria criar uma arte modernista.

O artista fez outras pinturas sobre cenas da vida noturna, que segundo Motley eram um dos temas que ele gostava de pintar. Black Belt faz parte de uma dessas pinturas e está na imagem a segui.

Black Belt, Archibald Motley.

Black Belt é uma pintura modernista sobre a vida noturna, vemos figuras longilíneas, homens elegantes, uns gordos, policiais, temos alguns carros. O artista queria que suas pinturas fossem observadas para que as pessoas tirassem conclusões sobre cada aspecto da tela que ele pintou, nada é por acaso em suas obras.

Motley foi um dos poucos artistas afro-americanos de sua época a conseguir uma exposição solo em Nova Iorque.

Archibald Motley deu uma entrevista para Dennis Barrie no ano de 1978. Segundo o artista, nessa entrevista, as pessoas foram bem críticas em Chicago mas em NY ele conseguiu uma recepção bem mais positiva. Motley também disse que algumas de suas pinturas de cenários noturnos foram na verdade pintadas em Paris e que as pessoas foram bem menos racistas na capital francesa do que nos Estados Unidos. A entrevista completa está nesse site: https://www.aaa.si.edu/collections/interviews/oral-history-interview-archibald-motley-11466

Archibald Motley morreu no ano de 1981.

Imagens e todas as pinturas: https://www.wikiart.org/pt/archibald-motley

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.