Émile Gallé e a Art Nouveau

Émile Gallé nasceu no ano de 1846 na cidade de Nancy na França. Gallé trabalhava com vidros e é considerado um dos grandes artistas inovadores da Art Nouveau francês que se tornou o primeiro presidente da École de Nancy, uma instituição que se dedicava às artes decorativas. O artista também trabalhava com mobílias da Art Nouveau. Émile Gallé é um dos grandes pioneiros da Art Nouveau.

O pai de Émile Gallé trabalhava com vidro e cerâmica, além de dominar a arte de esmaltar esses materiais. O artista estudou no Lycée Henri-Poincaré e se interessava pelas ciências naturais, seus estudos seriam incorporados como tema em sua arte. Um de seus vasos com temas de flores estão na imagem abaixo:

Vaso com flores clematite. (wikipedia/Sailko).

O vaso da imagem acima é um dos exemplos de objeto de decoração de vidro criado por Émile Gallé que o artista utilizou o tema de flores para decorar esse vaso, o artista escolheu a flor Clematite. No vaso acima o artista usou uma técnica chamada de marchetaria de vidro, ou seja, a aplicação de várias camadas de vidro, como podemos ver nas folhas e na flor.

Gallé também criou outra técnica para decorar vidro chamada de pátina. O vaso abaixo é um exemplo de vidro patinado.

Vaso azul com margaridas e lírios.

O vaso da imagem acima foi feito com a técnica de vidro patinado que consistia em utilizar as bolhas e imperfeições que se formam ao soprar o vidro. Nesse vaso Émile Gallé incluiu pó de ouro e cristais na confecção desse objeto de decoração. Esse vaso foi encomendado para uma princesa e está no Petit Palais na França.

Um outro vaso de Émile Gallé que mostra essa técnica de pátina está na imagem abaixo.

Vaso patinado, Émile Gallé (wikipedia).

O vaso da imagem acima é um exemplo de vaso patinado, podemos ver a utilização dessa técnica nos galhos das flores, pois muitas vezes a pátina cria esses padrões que parecem fraturas que podem ser usadas para fazer desenhos de raízes, galhos de árvores, e flores, como podemos ver no vaso acima.

Além de dominar a arte de fazer desenhos em vasos, Émile Gallé também trabalhou com a coloração de vidros. O artista usou seus conhecimentos em química para confeccionar vidros com diversas cores, para criar vidros azuis Gallé usou óxido de cobalto. Podemos ver o resultado dessas experiências com tingimento de vidro na imagem abaixo.

Taça Azul, Émille Gallé. (Wikipedia)

A Taça Azul que se encontra no Musée d’Orsay é um exemplo de vidro colorido com o uso de certa quantidade óxido de cobalto. Como Émille Gallé havia estudado e seu pai também era um artista que trabalhava com vidros, então Gallé tinha conhecimento sobre esse assunto e usava outros elementos químicos para conseguir vidros de outras cores.

O artista de Art Nouveau também fez vasos com temas marinhos como o vaso que está na imagem abaixo.

Vaso de Algas Marinhas, Émille Gallé (wikipedia).

O vaso acima de cor verde, com fraturas em verde escuro, representa o tema marítimo de algas marinhas. O artista, além de fazer vasos sobre flores, florestas, insetos, também gostava de representar temas sobre o mundo marinho. Além de representar algas, o artista também desenhava animais marinhos, conchas e até mesmo sereias podem ser vistos em seus vasos sobre o tema.

Gallé também trabalhou com cerâmica, como podemos ver na terrina de sopa feita em cerâmica que o artista confeccionou e que está na imagem abaixo.

Terrina de Sopa, Émile Gallé.

Essa peça de cerâmica foi confeccionada junto com seu pai, e o tema dessa cerâmica foi inspirada nos estilos de Luís XV e Luís XVI. Podemos ver que essa terrina possui detalhes em dourado, típicos dessa época chamada de rococó que antecede a Revolução Francesa, em que os objetos eram ricamente ornamentados com detalhes em ouro.

O artista também tinha inclinações políticas, em sua época, a França estava passando por um período de guerras, então Émille Gallé fez peças de cerâmica que representavam a sua região. Como na peça de cerâmica que está na imagem abaixo.

Cardo, Émile Gallé. (Wikipedia)

O Cardo era um símbolo de Nancy, região que Émile Gallé havia nascido. A peça acima possui uma base dourada, o símbolo cardo, e alguns detalhes em azul.

O artista fez parte de diversas Exposições Universais de Paris, a sua primeira aparição no evento, no ano de 1878, em que conquistou quatro medalhas, fez Gallé se tornar um artista de fama internacional. Após seu grande sucesso nesse evento, Émile Gallé participou de outras exposições, como a de Chicago.

Émille Gallé morreu no ano de 1904.

Imagens e Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Émile_Gallé

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.