George Inness, o maior pintor paisagista americano

George Inness nasceu no ano de 1825 nas cidade de Newburgh nos Estados Unidos. O artista pertencia a duas escolas artísticas, a Escola do Rio Hudson e a Escola de Barbizon. Inness se tornou um pintor de paisagem que misturou os elementos artísticos do romantismo no contexto da transição do realismo da escola do Rio Hudson. As pinturas de paisagem de George Inness não era um artista com um estilo fixo, ou seja, ele criava obras que transitavam entre correntes artísticas como o realismo e a emoção das pinturas românticas.

O artista conseguiu patrocínio para viajar para a Europa e estudar arte, Innes, então, estudou as obras de Claude Lorraine e Nicolas Poussin. Com o pintor de paisagem barroco, Claude Lorraine, Inness aprendeu a colocar muita luz do sol em suas obras, Lorraine utilizava esse recurso como podemos ver na pintura do artista chamada de Porto marítimo ao pôr do sol.

Porto marítimo ao pôr do sol, Claude Lorraine.

Porto marítimo ao pôr do sol é um pintor de paisagem barroco, algo que era novidade na época dele (século XVII), os artistas europeus dessa época eram acostumados a pintar retratos, passagens bíblicas e mitologia grega. Lorraine gostava de fazer essas pinturas com o sol como um elemento importante, como podemos ver em Porto marítimo ao pôr do sol, as pessoas aparecem obscurecidas pela luz do sol, o próprio sol aparece no horizonte, George Inness aprendeu bem essa técnica usada por Claude Lorraine.

Uma pintura de Claude Lorraine em que o artista utiliza o mesmo recurso de Claude Lorraine de colocar a luz do sol como um destaque numa obra se chama In the Berkshires.

In the Berkshires, George Inness.

In the Berkshires é uma pintura com características típicas da Escola do Rio Hudson por causa da emoção que o artista passa com essa paisagem, Inness utiliza o sol como um dos elementos que são responsáveis por esse cenário que passa uma sensação de paisagem intensa. Temos as árvores iluminadas parcialmente pela luz solar, no canto esquerdo existe um homem guiando dois cavalos mostrando que os elementos da paisagem possuem grandes dimensões. Innes escolheu uma paleta de cores natural, com tons de verde, marrom, cinza, bege e salmão. O artista cria uma paisagem majestosa.

Inness também pintou outra paisagem que une elementos da Escola do Rio Hudson e o barroco de Claude Lorraine, essa obra se chama A Tempestade.

A Tempestade, George Inness

A Tempestade é uma pintura que mostra a aproximação de uma tempestade, as nuvens escuras, um restinho de céu azul, num campo verde, com árvores grandes, troncos e uma casa ao fundo. Esse tipo de cenário se encaixa na Escola do Rio Hudson, temos um pouco de luz do sol ajudando a criar essa paisagem cheia de emoção. A paleta de cores de Inness é como a de outras obras do artista, verde, marrom, tons de dourado, cinza. A representação da paisagem é realista mas não possui denúncia social como no realismo europeu.

Além de suas pinturas de paisagem, o artista também fez pintura de pessoas como na obra chamada de Duas Irmãs no Jardim.

Duas Irmãs no Jardim, George Inness.

Duas Irmãs no Jardim é uma pintura realista que o artista retrata duas mulheres, apesar de ser uma obra que mostra duas pessoas, essa pintura não tem caráter de denúncia social. Inness representou as duas mulheres contra a luz do sol, no final da tarde, no jardim, podemos ver um regador ao fundo do cenário, uma das duas mulheres segura uma flor. Se o artista tivesse pintado em outra hora do dia, essa pintura poderia ser classificada como uma obra impressionista. Apesar de fazer parte do movimento artístico realista por causa dos elementos de luz, as pinceladas de Inness são mais leves e parecem rápidas, uma característica do impressionismo.

Outra pintura que transita entre realismo e impressionismo se chama The Mill Stream.

The Mill Stream, George Inness.

The Mill Stream é uma pintura que tem características impressionistas mas o artista coloca elementos mais nítidos em certas partes do cenário, por isso, a obra não pode ser classificada como sendo puramente impressionista, e devido as cores e as pinceladas, também não pode ser considerada nem realista ou romântica.

O artista é considerado um dos melhores pintores de paisagem americano, tendo recebido uma medalha de ouro na Exibição Universal de Paris na edição de 1889. Além das influências estéticas em sua pintura, o artista também colocava suas experiências espirituais em suas obras.

George Innes morreu no ano de 1894.

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/George_Inness

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.