As Igrejas na Arquitetura Barroca

O Barroco é um estilo artístico que surgiu após a arte renascentista. Essa corrente artística também foi estimulada pela Igreja Católica no contexto histórico da contrarreforma. A Igreja sempre foi uma grande patrocinadora da arte mas com o aparecimento da nova classe burguesa, esses banqueiros e comerciantes começaram a financiar arte. A arquitetura barroca foi a mais usada pela Igreja Católica como um instrumento de promoção da fé católica.

A Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero, havia abalado a Igreja Católica, e ela reagiu fazendo o Concílio de Trento, em que ficou determinado que a arte sacra tinha um grande caráter pedagógico. Foi por volta do século XVI que aconteceu a “descoberta” das terras do continente americano. No Brasil, os efeitos do Concílio de Trento foram notados pela chegada dos Jesuítas, que usavam teatro, imagens e construções como uma forma de converter os indígenas nativos.

A arquitetura barroca foi marcada pelas seguintes características: a técnica de quadratura e o uso do Trompe-l’oeil. Essas duas técnicas foram utilizadas para criar um efeito ilusionista dentro das igrejas. A pintura, os entalhes e as esculturas são usadas para criar a perspectiva de uma imagem tridimensional. Esse tipo de efeito era utilizado nos tetos das igrejas.

Teto de uma igreja barroca. Imagem: Pixabay

O Trompe-l’oeil é uma técnica de pintura que consiste em criar uma ilusão em 3D. O uso da perspectiva na pintura é usado para criar essa ilusão de óptica.

As igrejas barrocas também são construídas usando cúpulas, para dar a impressão de um teto muito alto para causar comoção religiosa em quem vê. Seria a representação da união entre o Céu e a Terra.

O Barroco era o estilo artístico do exagero, do drama, e de choque entre opostos, por isso as igrejas barrocas possuem uma fachada bem decorada e o interior existe o uso de entalhes de ouro. Na imagem abaixo podemos ver como eram esses detalhes do barroco com ouro:

Altar barroco. Imagem: Pixabay

Nesse altar acima podemos ver que existem entalhes durados, e que a arquitetura é combinada com o uso de estátuas e da pintura. Essa exuberância é uma das características mais marcantes do barroco em geral, na arquitetura isso aparece nessas construções que se utilizam de tudo para causar um grande impacto.

Algumas vezes, o dourado era usado até mesmo na fachada externa da igreja.

Cúpula dourada. Imagem: Pixabay

Um dos maiores exemplos de arquitetura barroca é a Basílica de São Pedro no Vaticano:

Basílica de São Pedro.

A Basílica tem uma grande cúpula que foi projetada pelo arquiteto Carlo Maderno. O prédio tem uma planta em forma de cruz, algo que já era costume, as igrejas eram feitas com esse formato desde a Idade Média, como as catedrais góticas.

A contrarreforma fez surgir a figura do jesuíta, um religioso da Companhia de Jesus. A primeira igreja jesuítica se chama Igreja do Gesù. Esse edifício é considerado o primeiro a ter uma fachada verdadeiramente barroca, seu interior também é decorado no melhor estilo barroco.

Igreja do Gesù. Imagem: Pixabay.

Na foto acima podemos ver o altar da igreja, a cúpula como sendo o teto do altar, o uso da pintura e os entalhes para dar um efeito tridimensional, o dourado esculpido nas colunas e no altar.

O estilo artístico gótico também utilizava materiais caros para confeccionar a decoração nas igrejas, tanto nos vitrais como no ouro usado na pintura, porém no barroco a arte é muito mais exuberante do que no gótico, pois o interior da igreja tem muitas pinturas e entalhes. A fachada do prédio também é bem ornamentada.

Fachada de uma igreja barroca. Imagem: Pixabay.

Nas igrejas barrocas não existe aquela decoração em vitral das catedrais góticas, existem muitos detalhes na fachada e também a presença da cúpula que serve para dar um efeito óptico tanto dentro quanto fora da igreja. A configuração desses edifícios servem para criar um efeito de luz mais dramático.

No barroco os artistas podem ser mais criativos, alguns até projetam igrejas com a mistura do gótico com o barroco. Esse estilo artístico é mais teatral, por isso, até mesmo os instrumentos musicais usados durante as missas e celebrações também ganham um decoração opulenta.

Órgão. Imagem: Pixabay.

O órgão, um instrumento musical, ganha entalhes dourados, com estátuas de anjos e até mesmo uma pintura pra combinar com o ambiente luxuoso e cheio detalhes. A igreja também patrocinava a música, Mozart, Bach e Beethoven trabalharam em composições religiosas que eram tocadas em celebrações, a decoração dos instrumentos também davam uma grande atmosfera dramática e teatral para as músicas que eram tocadas na igreja.

O Barroco foi um estilo artístico que combinou com a riqueza que era mostrada pelo clero e isso atraiu as pessoas.

Compre meu livro na Amazon:

Publicidade

3 comentários em “As Igrejas na Arquitetura Barroca

  1. Although baroque art can sometimes seem a bit overloaded, it always leaves a deep impression. Again, we can see that clearly in the photos of the various locations you visited. Here in Belgium you can also find beautiful examples of Baroque, both in buildings and in churches.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Jésus était certainement ravi puisqu’il était présent en personne dans l’église par l’intermédiaire des hosties consacrées (une métonymie matérielle dont le principe remonte aux romains).
    Du moins s’il faut en croire le dogme de la Présence réelle édicté par la Contre Réforme.
    Du coup l’église devait être la plus magnifique possible (l’or est une métaphore de la Lumière) pour être en accord avec Sa Présence.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.