Dante Gabriel Rossetti e sua nova estética artística

Gabriel Charles Dante Rossett nasceu no ano de 1828 em Londres na Inglaterra. O artista faz parte do movimento artístico pré-rafaelita o qual fundou, além de ter sido uma grande influência na corrente artística do simbolismo. Junto com outros artistas ingleses ele criou a Irmandade Pré-Rafaelita. Rosseti também era um poeta e escritor, ele escrevia poemas e sonetos e ilustrava com uma pintura correspondente.

O nome do artista foi inspirado no escritor Dante Alighieri, Rossetti estudou na King’s College School, seu pai era Gabriele Rossetti irmão de Christina Rossetti uma grande poetisa. Dante Rossetti aprendeu pintura com Henry Sass o fundador da Sass’s Academy. O artista também estudou técnicas artísticas com Ford Madox Brown, podemos ver uma obra de arte de Brown na imagem abaixo, chamada de O Último da Inglaterra:

O Último da Inglaterra, Ford Madox Brown.

Junto com o artista William Holman Hunt, Rossetti fundou o movimento pré-Rafaelita que negava a estética maneirista que surgiu após os renascentistas Michelangelo e Rafael.

O poeta e escritor Rossetti se dedicou a fazer a tradução das poesias de Dante Alighieri, foi com esse trabalho que Dante Rossetti desenvolveu uma técnica de pintura aquarela parecida com as iluminuras medievais.

Uma das primeiras pinturas de Dante Gabriel Rossetti é A menina da Virgem Maria:

A menina da Virgem Maria, Dante Gabriel Rossetti.

Na pintura acima podemos perceber a influência de Ford Madox Brown na sua paleta de cores escolhida, além de retratar esse tema com inspiração renascentista, sem um ponto de luz que ilumina a pintura, o contraste típico do renascimento, que utiliza vários tons, o uso de perspectiva que lembra as obras de Masaccio.

Os pré-Rafaelitas utilizavam a literatura como um tema para as pinturas desse movimento. Dante Rossetti utilizou duas modelos para confeccionar suas pinturas, Jane Morris e Elizabeth Siddal. O artista passou por uma fase medieval devido ao contato com obras dessa época. Uma das pinturas representativas do movimento pré-Rafaelita se chama Proserpine, Rossetti utilizou como modelo Jane Morris:

Proserpine, Dante Gabriel Rossetti.

Nessa mesma época, estava se desenvolvendo um movimento religioso que buscava o retorno a práticas cristãs antigas, o Movimento Oxford. Nesse período, Dante Rossetti sofreu uma influência religiosa em suas obras. O artista acabou deixando de lado essa época religiosa e medieval e começou a pintar retratos utilizando pintura à óleo. Uma das pinturas que marcam esse momento de mudança se chama Bocca Baciata (1859):

Bocca Baciata, Dante Rossetti.

Essa pintura também marcou o movimento artístico simbolista. O artista se baseou na Alta Renascença e nos artistas como Ticiano e Veronese.

No ano de 1861 Dante Rossetti mostrou seu lado investidor e empreendedor fundando com junto com outras pessoas do movimento pré-Rafaelita uma empresa que fazia artes decorativas chamada Morris, Marshall, Faulkner & Co.

Uma outra pintura feita uns anos depois dele ter fundado uma empresa se chama The Beloved:

The Beloved, Dante Gabriel Rossetti.

Nessa pintura o artista utilizou a modelo Fanny Cornforth para pintar essa obra, a mesma modelo também foi usada para confeccionar Bocca Bocaciata.

Um fato que marcou sua vida e mudou sua arte foi a morte precoce de sua esposa Elizabeth Siddal em 1862. Durante os anos que Elizabeth era viva, Dante Gabriel Rossetti utilizou Elizabeth como modelo, podemos ver uma de suas obras do período medieval, pintada enquanto sua esposa era viva, se chama Lady Clare (1857):

Lady Clare, Dante Gabriel Rossetti.

Diferente das pinturas posteriores do artista, Lady Clare foi feita utilizando aquarela, o artista passou a pintar usando tinta à óleo somente dois anos depois com Bocca Baciata.

Após a morte de sua esposa, Dante Rossetti se tornou uma pessoa extravagante, mudou para uma outra casa, no estilo Tudor, onde viveu cercado por móveis e animais exóticos. Uma de suas pinturas mais emblemáticas se chama Beata Beatrix, que foi concluída no ano de 1872, e mostra um retrato pós morte de Elizabeth Siddal:

Beata Beatrix, Dante Gabriel Rossetti.

Outro efeito da morte de Elizabeth Siddal sobre Dante Gabriel Rossetti foi a criação de diversos poemas o qual ele acabou enterrando no túmulo de sua esposa. Porém no ano de 1870, os amigos de Rossetti insistiram para que o artista desenterrasse esses poemas do túmulo da esposa, o que ele acabou fazendo. Dante Rossetti fez um compilado desses poemas e acabou publicando, mas o teor sensual de seus poemas acabou gerando uma reação de rejeição aos escritos de Rossetti.

No ano de 1874 Dante Rossetti pintou a obra chamada de A viúva romana:

A viúva romana, Dante Gabriel Rossetti.

Nessa pintura podemos ver a evolução estética apresentada pelo artista, com pinturas que o aproximam do neoclassicismo. Suas pinturas são mais detalhistas e realistas do que suas obras pintadas no período medieval e religioso.

O artista foi se viciando cada vez mais numa substância chamada cloral, além de ser um alcóolatra. No ano de 1882, Dante Gabriel Rossetti acabou morrendo por causa dos problemas renais causados por seu vício.

Compre meu livro na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.