Irmandade Pré-Rafaelita

A Irmandade Pré-Rafaelita foi um grupo de homens poetas e pintores, fundada por sete membros formando uma espécie de fraternidade. O movimento Pré-Rafaelita se tornou uma corrente artística inspirada no movimento nazareno, um movimento artístico fundado por alemães no século XIX. O Pré-Rafaelismo pregava a volta da estética artística criada pelos renascentistas do Quatrocentto antes das pinturas feitas por Rafael.

O movimento Pré-Rafaelita começou com um encontro que aconteceu na Royal Academy of Arts entre William Holman Hunt e John Everett Millais, após isso, o artista Dante Gabriel Rossetti se juntou à dupla. O mesmo academicismo que incomodava os artistas franceses também incomodou os artistas ingleses, querendo fugir dessa estética clássica e neoclássica, o grupo resolveu romper com essa arte acadêmica e buscou inspiração nas obras dos primeiros renascentistas, principalmente as pinturas que vieram antes da pintura chamada Transfiguração de Rafael:

Transfiguração, Rafael.

Essa última pintura de Rafael tem características do movimento artístico que viria posteriormente, como o maneirismo e o barroco. O uso do fundo preto, a pose dos personagens na pintura que remetem ao movimento, são uma das principais características da arte maneirista.

A Irmandade Pré-Rafaelita gostava da paleta de cores vivas e brilhantes. O grupo de artistas pregava que os princípios das obras dos renascentistas foram corrompidas por essas pinturas feitas perto do surgimento do maneirismo, como a Transfiguração de Rafael.

Para divulgar a arte e os princípios Pré-Rafaelitas, os membros da irmandade criaram um periódico chamado de The Germ. Os artistas defendiam o realismo na pintura, a observação da natureza, ter ideias genuínas, não produzir arte convencional etc.

William Holman Hunt foi um dos fundadores da Irmandade Pré-Rafaelita, o artista pregava a volta dos princípios da arte medieval como a representação da arte religiosa. Hunt entrou para a Royal Academy of Arts e começou a se rebelar contra o fundador dessa instituição artística, Sir Joshua Reynolds. As pinturas de Reynolds, uma das obras de arte desse artista se chama Cupido Desvinculando a Zona de Vênus:

Cupido Desvinculando a Zona de Vênus, Sir Joshua Reynolds.

Como podemos ver na pintura acima, existe características do maneirismo e barroco. O maneirismo vem da utilização do fundo escuro, e o barroco é do início das pinturas de Rembrandt com essa utilização de luz de palco. Embora Hunt fosse contra essa estética barroca, suas pinturas não são como as obras Idade Média, o medievalismo vem do uso de temas ligados a Bíblia e a Igreja.

Uma das obras de William Holman Hunt que mostram o medievalismo do movimento Pré-Rafaelita se chama A Luz do Mundo:

A Luz do Mundo, William Holman Hunt.

A pintura acima é considerada como uma das mais influentes representações de Jesus Cristo do século XIX. O tema pintado por Hunt tem inspiração no Apocalipse 3:20 que diz “Eis que estou à porta e bato(..)”. Essa obra tem características próprias do movimento Pré-Rafaelita como a utilização de uma paleta de cores vivas.

Além dessa pintura, A Luz do Mundo, William Holman Hunt também pintou outras obras que são características de seu estilo artístico como o retrato de Amaryllis:

Amaryllis, William Holman Hunt.

A utilização de cores vivas e os detalhes realistas estão na pintura acima, mostrando como era estética do movimento Pré-Rafaelita. A mulher retratada nessa pintura possui cabelos ruivos que são mostrados de forma realista, a mão também os contrastes e formatos de uma mão real que estaria nessa posição.

Outro artista do movimento Pré-Rafaelita se chama John Everett Millais que pintou obras que se tornaram emblemáticas e representativas da irmandade como a pintura chamada Isabella.

Isabella, John Everett Millais.

A pintura acima foi inspirada no poema chamado Isabella, ou o Pote de Manjericão, uma adaptação de uma história de Boccaccio. O fato dos personagens estarem ao redor de uma mesa, comendo, bebendo e conversando não agradou a crítica da época, que estava acostumada à cenas idealizadas.

Uma outra pintura de John Everett Millais que causou polêmica se chama Cristo na casa de seus pais:

Essa pintura causou polêmica porque Millais retratou uma oficina de carpintaria, com toda a sujeira e detritos que existiam nesses lugares, o fato do menino Jesus estar descalço no meio dessa cena foi considerado uma blasfêmia. Os críticos também disseram que as pessoas nesse quadro parecem pobres e que a Virgem Maria parece uma alcoólatra. Alguns falaram que as pessoas retratadas eram feias, principalmente Maria.

John Everett Millais é o responsável por pintar uma das ilustrações mais famosas das obras de Shakespeare, Ophelia:

Ophelia, John Everett Millais.

A modelo utilizada por Millais é Elizabeth Siddal esposa de outro pintor pré-rafaelita, Dante Gabriel Rossetti.

O movimento Pré-Rafaelita se tornou uma grande influência para artistas posteriores e vai influenciar a estética artística do Realismo que se desenvolveu no século XIX.

Compre meu livro na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.