Gustav Klimt nasceu em Baumgarten na Viena no ano de 1862, o artista faz parte da corrente artística chamada simbolista e membro ilustre do Art Nouveau, um movimento artístico. O tema favorito das obras de Klimt são as figuras femininas, mas ele também fez paisagens, retratos e alegorias. Seu pai era um ourives e durante sua infância estudou na Escola de Artes Aplicadas de Viena (Kunstgewerbeschule).
Como Klimt era de uma família pobre, ele e seu irmão e um amigo aceitam encomendas de decoração de interiores, na escola de artes Gustav Klimt se especializou em pintura arquitetônica. Ele decorou , junto com seu irmão e amigo, o pátio interno do Museu da História da Arte. Ele iniciou a sua carreira artística fazendo murais, suas obras são academicistas no começo. Graças a esses trabalhos de murais decorativos, ele se torna membro honorário da Universidade de Viena e da Universidade de Munique.
O artista formou um estilo pessoal depois destes trabalhos. Ele se tornou um dos fundadores do Wiener Sezession (União dos Artistas Austríacos/Secessão de Viena) um movimento artístico ligado a Art Nouveau. Klimt se envolveu com a a estilista Emilie Louise Flöge, e a utilizou como inspiração para uma de suas obras de arte, a pintura O Beijo. Nesta obra ele usou roupas criadas pela estilista.

Esta obra, O Beijo, é uma das pinturas mais populares de Gustav Klimt, e está exposta na Österreichische Galerie Belvedere, em Viena. Emilie Floge se tornou musa inspiradora de outras pinturas de Klimt.

No Wiener Sezession ele conseguiu do governo austríaco um terreno para a construção de um salão de exposições. O grupo possuía uma publicação, a revista Ver Sacrum e fez algumas exposições artísticas. Um dos símbolos da Secessão de Viena era a Pallas Athenas, o qual Klimt fez uma pintura com este tema para fazer parte da segunda exposição organizada pelo Wiener Sezession.

Klimt foi contratado para pintar o teto de um salão na Universidade de Viena, e fez três pinturas que foram consideradas pornográficas demais para serem exibidas. Estas obras acabaram sendo destruídas pelos nazistas. O artista também fez outra obra de arte polêmica o Nuda Verittas. Para a décima quarta exposição da Secessão de Viena, Klimt une o tema da nona sinfonia de Beethoven a sua arte. Essa obra ficou conhecida como o friso de Beethoven, e foi pintada diretamente na parede num grande mural.

Em 1904, um rico banqueiro, Adolfe Stoclet, de Bruxelas contratou Gustav Klimt para decorar o interior do seu palácio recém construído.

Esta época é conhecida como a fase dourada do artista, pois ele utiliza folhas de ouro em suas obras, além de receber uma boa quantia em dinheiro por seus trabalhos. Foi nesse período que ele visitou Veneza, Ravenna e Florença de onde ele tirou inspiração para fazer os mosaicos que ele fez nesta época. Ele se inspira na arte bizantina dos mosaicos.
Klimt se desentende com os artistas da Secessão de Viena e em 1905 ele abandona o grupo junto com outros artistas. Klimt e estes artistas dissidentes fundam a Wiener Werkstätte (oficina de Viena). Ainda neste ano o artista faz outra de suas obras famosas, As três idades de uma mulher.

A partir de 1909, Gustav Klimt, passa a evitar o uso do dourado. Ele viaja a Paris e entra em contato com as obras dos artistas que fazem parte das vanguardas artísticas europeias como Vincent Van Gogh, Henri Matisse, Edvard Munch e Paul Gauguin. Neste mesmo ano ele é contratado novamente por Adolfe Stoclet para decorar seu palácio, e ele confecciona três mosaicos, e nomeia a obra de Stoclet Frieze.

O artista nunca pintou um auto-retrato, pois segundo Klimt ele é mais interessado em outras pessoas e não se considera particularmente especial.
No ano de 1911 Gustav Klimt recebe um prêmio nas exposições mundiais em Roma por sua obra Morte e Vida.

Gustav Klimt morre em 1918 vítima da epidemia da gripe espanhola. O artista deixou várias obras inacabadas e é um dos poucos artistas a desfrutar de alguma fama e dinheiro em vida. Hoje em dia suas obras custam de milhares a milhões de dólares.
Referências e imagens:
Olá! Particularmente, sou um apaixonado pelas obras do Gustav Klimt. Tenho curtido bastante os posts recentes sobre os pintores. Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adoro Gustav Klimt! Obrigada! Ainda me lembro de um trabalho que fiz sobre o pintor nos tempos da universidade, para Filsosofia.
CurtirCurtido por 1 pessoa