Van Gogh pintando Girassóis, é uma pintura de Paul Gauguin. O artista nasceu em 1848 e faz parte do movimento artístico pós-impressionista, e é considerado um dos maiores artistas do século XIX.
Durante sua trajetória como pintor, Gauguin se aproximou do movimento impressionista quando conheceu Camille Pissaro em Rouen. Viveu em Pont-Aven na Bretanha, lá aprendeu sobre o sintetismo de Émile Bernard. Também teve contato com o artista Charles Laval, inclusive embarcou com ele pra trabalhar nas obras do canal do Panamá. Mas uma de suas amizades mais famosas e controversas é Vincent Van Gogh, afinal, Van Gogh decepou sua própria orelha, supostamente, por causa de Paul Gauguin.
Paul Gauguin conheceu Van Gogh durante uma estadia em Paris, no ano de 1886, mas os dois ficaram muito próximos quando o Gauguin foi convidado por Van Gogh pra ir para Arles em 1888. Eles passaram dois meses juntos pintando. Foi nessa época que Paul Gauguin pintou a tela Van Gogh pintando Girassóis.

Van Gogh pintando Girassóis é uma pintura com características do cloisionismo (cloisonnisme). Esse movimento artístico inclui como uma de suas técnicas artísticas fazer linhas bem definidas nas figuras retratadas na pintura. Além disso, Gauguin criou uma certa planificação na tela, fazendo os objetos e a imagem de Van Gogh perderem sua característica 3D. O pintor também preferiu utilizar as cores fortes que costuma usar em suas outras telas, como o verde, amarelo, laranja.
Vincent Van Gogh não posou para essa pintura, e fez um comentário quando viu essa obra: “Meu rosto se iluminou muito desde então, mas era realmente eu, extremamente cansado e carregado de eletricidade como eu estava então.*”
Essa tela se encontra atualmente no Museu Vincent Van Gogh, em Amsterdã, na Holanda.