A Parábola do Rico Tolo, Rembrandt

A Parábola do Rico Tolo é uma pintura de Rembrandt. O artista faz parte do movimento artístico conhecido pelo nome de Barroco, sendo um dos mais importantes pintores da história da arte Holandesa. Muitos consideram que havia uma outra corrente artística separada do Barroco, a Era de Ouro Holandesa, que se diferencia pelos temas e o realismo.

No início de sua carreira, Rembrandt preferia pintar paisagens e retratos, assim como todos os artistas iniciantes. Mas logo, o pintor passou a fazer telas com temas bíblicos como podemos ver na tela A Parábola do Rico Tolo:

Parable of the rich man *oil on panel *31.9 x 42.5 cm *signed b.l.: RH. 1627.

A Parábola do Rico Tolo é uma pintura de Rembrandt com características do barroco holandês, também conhecido como a Era de Ouro Holandesa. Na tela temos um homem sentado numa mesa, segurando uma vela, cercado por uma grande quantidade de papéis, livros, moedas de ouro, instrumentos de medir propriedade.

A parábola do rico tolo aparece no Evangelho de Lucas, e conta a história de um homem avarento que teve uma boa colheita e não tinha onde armazenar tantos grãos, e ao invés de repartir os grãos a mais com os mais pobres, ele estava pensando em ampliar o local de armazenamento desses grãos. Jesus diz que quando a alma é pedida por Deus (quando a pessoa morre) a riqueza não vai junto.

Rembrandt utiliza a técnica tenebrista do claro-escuro, dando um grande contraste dramático para a cena retratada no quadro. Ou uso da luz pontual, que ilumina o homem sozinho e deixa na sombra todos os papéis de “riqueza” serve pra mostrar que o que está na luz é o importante, o que está na sombra é o que não é levado espiritualmente.

Essa pintura se encontra na Gemäldegalerie, em Berlim, na Alemanha.

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “A Parábola do Rico Tolo, Rembrandt

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.