Garota interrompida em sua música, Johannes Vermeer

Garota interrompida em sua música é uma pintura de Johannes Vermeer. O artista faz parte de Era de Ouro da Pintura Holandesa, geralmente chamado de Barroco Holandês. Esse tipo de estilo artístico tende mais para temas não religiosos, pois a região passava por uma guerra, a Guerra dos Oitenta Anos pela Independência Holandesa, entre os anos de 1568 e 1648.

Johannes Vermeer é considerado um dos mestres da Idade de Ouro Holandesa, ao lado de Rembrandt e Frans Hals, embora tenha ficado relativamente desconhecido até que o jornalista Thoré-Bürger escreveu artigos sobre o artista para o jornal Gazette des beaux-arts.  

As pinturas mais conhecidas de Johannes Vermeer são a famosa tela A menina do brinco de pérola e a Leiteira. O pintor barroco tinha preferência por temas de gênero, ou seja, o cotidiano íntimo da classe média alta de sua época, Garota interrompida em sua música (a imagem abaixo), se encaixa nisso.

Garota interrompida em sua música, Johannes Vermeer. (Wikipedia/Domínio Público)

Garota interrompida em sua música é uma pintura com características barrocas. Na tela temos um homem e uma mulher jovem que estão de frente para uma mesa com três cadeiras, ela está sentada numa delas segurando uma partitura e o homem está de pé debruçado sobre ela também segurando a mesma partitura, sobre a mesa está um livro de partituras, uma taça de vinho, uma jarra de cerâmica, uma janela, ao fundo na parede tem uma pintura do cupido (visível com muito contraste digital), e uma gaiola.

Vermeer utilizou os seus famosos pigmentos caros como o vermelho, o azul ultramarino (que se encontra desbotado) e o seu estilo de barroco intimista. O artista cria os efeitos dramáticos do barroco usando a luz natural, sem usar o preto tenebrista de Caravaggio ou de Rembrandt. Nessa tela a taça de vinho e a garrafa de bebida seria mais uma ligação com um clima festivo, e a proximidade entre o homem e a mulher indicaria uma suposta intimidade, nada ligado a uma coisa catastrófica negativa.

Essa pintura se encontra no The Frick Collection, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “Garota interrompida em sua música, Johannes Vermeer

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.