A Dança é uma pintura de Henri Matisse. O artista faz parte do movimento neoimpressionista sendo um dos mais importantes fauvistas. Na exposição do Salon des indépendants, uma de suas obras, Mulher com Chapéu, se tornou o ícone do fauvismo.
Assim como outros artistas do pós-impressionismo, Henri Matisse também teve uma fase divisionista e pontilhista, uma estética feita com pequenos pontos na tela, no intuito de criar as cores mais realistas possíveis. Fazer esses pontinhos era muito trabalhoso e rígido, Henri Matisse havia escrito sobre isso: “O Fauvismo se livra da tirania do divisionismo”.
Uma das pinturas de Henri Matisse que influenciaram os artistas do começo do século XX é A Dança, abaixo está a primeira versão dela.

A Dança é uma pintura com características neoimpressionistas, o artista utiliza os blocos de cores primárias, além do uso das linhas definidas para marcar a divisão das figuras e objetos na pintura. Nessa pintura temos cinco mulheres dançando numa roda, em cima de uma grama, num fundo azul escuro, ou seja, um tema muito popular entre os artistas das vanguardas artísticas europeias.
Essa pintura tem duas versões, e a que eu coloquei acima está no Museu de Arte Moderna, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.