Rua de Paris em um dia chuvoso é uma pintura de Gustave Caillebotte. As obras do artista são parte do movimento artístico impressionista, mas o pintor imprime um grande realismo em suas telas. Caillebotte também se destacou por organizar quatro exposições impressionistas, sendo um grande patrono da arte impressionista.
Caillebotte foi um artista que se interessou pela fotografia, talvez seu interesse tenha levado o artista a pintar obras mais realistas como Rua de Paris em um dia chuvoso.

Rua de Paris em um dia Chuvoso é uma pintura com características impressionistas e pós-impressionistas. Gustave Caillebotte cria uma paisagem bem realista quanto a água acumulada retratada no chão, ela reflete a luz. A iluminação é algo que foi estudado pelos impressionistas, o artista domina o impacto da luz natural no cenário. O pós-impressionismo está no uso das cores, embora Caillebotte não use as teorias de cores de Georges Seurat e Paul Signac (algo criado anos depois), algumas partes da pintura tem um pouco dessa mistura de cores, principalmente nos prédios ao fundo e no casal que está do lado direito.
Atualmente, Rua de Paris em um dia Chuvoso se encontra no Instituto de Arte de Chicago, nos Estados Unidos.