Julie e sua Babá, Berthe Morisot

Julie (filha de Berthe Morisot) e sua babá é uma pintura da própria Berthe Morisot. A artista faz parte do movimento artístico impressionista, e na época dessa pinturapBerthe já havia participado de diversas exposições impressionistas.

Morisot era uma artista muito produtiva, havia exposto no renomado Salão de Paris, mas quando foi rejeitada, e teve que apresentar sua arte no Salão dos Rejeitados, onde conheceu os artistas impressionistas como Degas, Cézanne e Renoir. E assim, a artista entrou no movimento artístico impressionista aprendendo essa nova estética.

A partir dos anos 1880, Berthe Morisot se dedica mais a família e passa os verões e invernos em locais inspiradores. Nessa época Berthe pintou Julie (filha de Berthe Morisot) e sua babá.

Berthe Morisot, French, 1841 – 1895; The Artist’s Daughter, Julie, with her Nanny; c. 1884; Oil on canvas; 22 1/2 x 28 in. (57.15 x 71.12 cm) (sight); Minneapolis Institute of Art; The John R. Van Derlip Fund 96.40

Julie (filha de Berthe Morisot) e sua babá é uma pintura que Berthe imprime toda sua originalidade artística. A artista havia aprendido a estética impressionista, a pintar aquarelas, por isso, essa pintura tem esses elementos, como se fosse uma obra que une a aquarela com o impressionismo.

Como Berthe utiliza as impressões para pintar esse momento entre sua filha e a babá, vemos as duas fazendo uma atividade de bordado mas sem muita nitidez. Diferente de Degas, que era monocromático e bem definido, Berthe Morisot consegue transportar o impressionismo de Monet para o ambiente doméstico.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.