Julie (filha de Berthe Morisot) e sua babá é uma pintura da própria Berthe Morisot. A artista faz parte do movimento artístico impressionista, e na época dessa pinturapBerthe já havia participado de diversas exposições impressionistas.
Morisot era uma artista muito produtiva, havia exposto no renomado Salão de Paris, mas quando foi rejeitada, e teve que apresentar sua arte no Salão dos Rejeitados, onde conheceu os artistas impressionistas como Degas, Cézanne e Renoir. E assim, a artista entrou no movimento artístico impressionista aprendendo essa nova estética.
A partir dos anos 1880, Berthe Morisot se dedica mais a família e passa os verões e invernos em locais inspiradores. Nessa época Berthe pintou Julie (filha de Berthe Morisot) e sua babá.

Julie (filha de Berthe Morisot) e sua babá é uma pintura que Berthe imprime toda sua originalidade artística. A artista havia aprendido a estética impressionista, a pintar aquarelas, por isso, essa pintura tem esses elementos, como se fosse uma obra que une a aquarela com o impressionismo.
Como Berthe utiliza as impressões para pintar esse momento entre sua filha e a babá, vemos as duas fazendo uma atividade de bordado mas sem muita nitidez. Diferente de Degas, que era monocromático e bem definido, Berthe Morisot consegue transportar o impressionismo de Monet para o ambiente doméstico.