Madonna no Prado é uma pintura de Raphael. O artista faz parte do movimento renascentista italiano, se encaixando na Alta Renascença. O pintor faz parte da tríade mais importante da história da arte ocidental renascentista, Leonardo da Vinci, Michelangelo e o próprio Rafael fazem parte desse pequeno grupo seleto.
Na renascença um dos temas mais pintados pelos artistas renascentistas eram as famosas Madonnas. Uma das obras mais conhecidas do artista é justamente a pintura Madonna no Prado.

Madonna no Prado é uma pintura renascentista que mostra a Virgem Maria junto com os bebês menino Jesus e São João Batista. Raphael utilizou as cores mais caras da época, o azul ultramarino, que vem do pigmento lápis-lazúli e o vermelho.
As inovações que a pintura renascentista trouxeram na época foi o uso da perspectiva, a representação dos corpos com volume e proporção. Para criar a perspectiva geométrica nessa tela especificamente, Raphael usou o formato de uma pirâmide cujo topo sai da cabeça da Maria e vai até os pés dela e o pé de São João Batista e a profundidade desse sólido está na ponta do triângulo que se forma entre os dois bebês e o solo.
Na pintura o menino Jesus tem uma fina auréola e está segurando a parte mais próxima do crucifixo. Também temos uma paisagem ao fundo, algo que Leonardo da Vinci usa em suas pinturas, como na Monalisa.
Hoje em dia, essa pintura faz parte da coleção do Kunsthistorisches Museum ou KHM (Museu de História da Arte de Viena) que fica na Áustria.