O Guarda-Sol, Francisco Goya

O Guarda-Sol é uma pintura de Francisco Goya. O artista faz parte do movimento artístico rococó. Goya foi um pintor que sofreu influências do grande artista barroco Caravaggio, do rococó com Pompeo Battoni e as cores fortes de Nicolas Poussin.

Goya começou sua longa carreira como um artista de grande sucesso pintando obras multicoloridas como A Tripla Geração.

Tripla Geração, obra multicolorida.

Essas pinturas cheias de tons de cores fazem parte da originalidade de Francisco Goya. O pintor do rococó mistura tons quentes como o vermelho, o alaranjado e o amarelo com cores como o verde, cinza e azul, de forma a fazer pinturas cheias.

Um dos pontos mais importantes da vida do artista foi o tempo que ele passou fazendo uma série de desenhos de tapeçaria, encomendados pela realeza.

Goya era próximo do conde de Floridablanca, que havia sido nomeado como Chefe de Estado. O artista foi contratado para fazer sete séries de quadros para decorar a sala de jantar da Princesa e do Príncipe das Astúrias. Uma dessas telas é o Guarda-Sol.

O Guarda-Sol, Francisco Goya. (Wikimedia Commons/Domínio Público)

O Guarda-Sol é uma pintura com as características da pintura de Goya, que misturam o barroco de Nicolas Poussin, com a originalidade do rococó de Goya. Alguns veem nessa pintura um gesto de galanteio, entre o homem que está segurando o guarda-sol e a mulher de vestido azul e amarelo que está sentada com um pet no colo.

Um elemento marcante nessa pintura de Goya é o tamanho dos olhos de todos os personagens, até mesmo o doguinho (cachorro) tem olhos imensos (em alguns outros retratos feitos por Goya existe esses olhos quase de anime). Além disso, Goya tem pinceladas bem suaves e leves, sem aquela mistura de tons feita na pintura, algo que era muito mais comum na pintura impressionista no século XIX do que na época em que o artista vivia.

Hoje em dia, O Guarda-Sol se encontra no Museu do Prado, em Madri, na Espanha.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.