A Ferrovia é uma pintura de Édouard Manet. O pintor fez parte de diversos movimentos artísticos modernistas como o impressionismo e realismo. Manet foi um dos artistas que fez a famosa viagem pela Europa e viu diversas obras primas dos chamados antigos mestres. O pintor conheceu Victorine-Louise Meurent que posou para diversas obras do artista inclusive A Ferrovia.
O artista passou por diversos períodos artísticos inclusive chamado de Hispânico, e Victorine-Louise Meurent foi uma das modelos que pousou para Manet no seu famoso quadro Victorine Die em traje Espada.

Victorine Die em traje Espada é uma pintura de 1862 do período da influência de Goya e das touradas que aconteciam na Espanha. A mulher aparece vestida como se fosse participar do evento segurando um pano de cor salmão.
A Ferrovia foi pintada em 1872 por Édouard Manet, usando Victorine Die como modelo.

A Ferrovia é uma pintura de Manet que mistura um pouco de impressionismo e realismo. As pinceladas de Manet não são frenéticas e ele usa a espátula junto com o pincel para dar mais realismo na pintura, diferente de Edgar Degas, o artista apresenta um bom domínio de tons e cores. Aparentemente ele tinha um esboço em desenho como base para sua pintura, nem todos os artista fazem isso. A Ferrovia é a última tela que Victorine Die pousou para Éduoard Manet.
Um comentário em “A Ferrovia, Édouard Manet”