Um Bar no Folies-Bergère é uma pintura de Édouard Manet. O artista é considerado um modernista que transita entre o realismo e impressionismo, que retrata cenas do seu cotidiano boêmio. Manet também retratou a vida social da alta sociedade como na pintura Música nas Tulherias.
Uma de suas últimas obras primas foi Um Bar no Folies-Bergère.

Um Bar no Folies-Bergère é uma de suas últimas grandes pinturas consideradas uma grande obra prima. No fim de sua vida, sua vida boêmia cobrou os custos em sua saúde, Manet contraiu sífilis, e estava sofrendo de gangrena nas pernas.
Na pintura acima temos os elementos de suas pinturas anteriores como Música nas Tulherias, o artista combina as cores para criar um visual realista, mas ainda com a leveza da arte impressionista. Ainda temos nessa imagem, uma parte da vida que Manet levava, e que se encerraria no ano seguinte, em 1883, quando o artista morreu.
Belo e sensível retrato. A linda e triste atendente representa bem aquele momento, em que as mulheres estavam começando a se organizar pela igualdade nos salários, fim do assédio e direito de voto. Ícone do trabalho feminino!
CurtirCurtido por 1 pessoa