The Night Café, Vincent Van Gogh

The Night Café é uma pintura de Vincent Van Gogh. O artista faz parte do movimento artístico modernista, tendo transitado por diversas vertentes artísticas como o japonismo e o pós-impressionismo. Van Gogh foi um pintor que deixou muitas obras, e suas pinturas são fruto de muito estudo e trabalho.

O artista fez pinturas com características neoimpressionistas marcantes como The Night Café:

The Night Cafe, Vincent Van Gogh. (Wikimedia Commons/Domínio Público)

The Night Cafe é uma pintura com características neoimpressionistas com contornos definidos e cheia de blocos de cores vivas, temos o vermelho das paredes, o verde do teto, o amarelo do chão… O próprio Vincent Van Gogh faz a descrição das cores de sua pintura numa carte escrita a seu irmão, Theo Van Gogh.

Tentei expressar as terríveis paixões da humanidade por meio do vermelho e do verde. A sala é vermelho sangue e amarelo escuro com uma mesa de bilhar verde no meio; há quatro lâmpadas amarelo-limão com um brilho laranja e verde. Em toda parte há um choque e contraste dos mais estranhos vermelhos e verdes, nas figuras de pequenos hooligans adormecidos, no quarto vazio e sombrio, em violeta e azul. O vermelho-sangue e o verde-amarelo da mesa de bilhar, por exemplo, contrastam com o macio e tenro verde Luís XV do balcão, sobre o qual há um ramalhete rosa. As roupas brancas do senhorio, vigilantes em um canto daquela fornalha, tornam-se amarelo-limão, ou verde luminoso pálido. (Wikipedia, https://en.wikipedia.org/wiki/The_Night_Café)

Todas essas cores que o artista descreveu acima fazem parte do sintetismo, por Van Gogh usar a pintura para se expressar suas emoções, cada cor faz parte de um sentimento. Para o artista, esse lugar tinha uma grande importância, Van Gogh passava uma grande parte do seu tempo no The Night Café. Essa tela foi feita em 1888, época em que Vincent Van Gogh estava em Arles.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

História da Arte: Da Idade Média, ao Renascimento e o Barroco

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.