Van Gogh com orelha enfaixada

Autorretrato com orelha enfaixada é uma pintura feita pelo próprio Vincent Van Gogh. O artista fez parte do movimento pós-impressionista, e como todos os artistas dessa corrente artística teve suas obras influenciadas por Paul Gauguin e também uma certa amizade com ele.

Como as diversas biografias de artistas pós-impressionistas mostram, Paul Gauguin era uma pessoa difícil de lidar e se considerava o dono do pós-impressionismo, além de ser dominador, e extremamente arrogante, para ele somente sua estética poderia ser considerada boa, ninguém podia discordar. Por causa desse comportamento, vários pintores romperam a amizade com Paul Gauguin. No final o artista se muda para o Taiti e acaba morrendo por lá.

Muitos acreditam que Vincent Van Gogh sofria de uma doença mental chamada de transtorno bipolar, ele era amigo de Paul Gauguin, mas assim como os outros artistas, logo a personalidade arrogante de Gauguin se tornou insuportável. Uma noite, essa animosidade acabou virando uma briga física de navalhas e Van Gogh decepou a própria orelha. O artista foi internado num hospital psiquiátrico em Saint-Rémy.

Autorretrato com orelha enfaixada, Vincent Van Gogh.

Autorretrato com orelha enfaixada foi uma das diversas pinturas feitas enquanto Van Gogh estava internado, Noite Estrelada faz parte dessas obras do artista em Saint-Rémy.

Paul Gauguin só falou do incidente apenas quinze anos depois, mas seu testemunho parece ser falso, pois na noite dos fatos relatados, testemunhas afirmaram que viram Van Gogh em um lugar diferente do que Gauguin disse que ele estava no momento da briga. Como Van Gogh teve um colapso mental após o acontecido, fica difícil de determinar se a orelha dele foi uma automutilação ou um ferimento provocado por Gauguin.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

História da Arte: Da Idade Média, ao Renascimento e o Barroco

Um comentário em “Van Gogh com orelha enfaixada

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.