Les Meules, Pôr do Sol, é uma pintura feita por Claude Monet. O artista se destacou no movimento impressionista, e essa obra faz parte de uma série de pinturas feitas por Monet. O pintor busca, com essas obras, diferentes efeitos com o mesmo tema de paisagem. O artista queria testar diferentes luzes e efeitos ópticos.
A visão do artista estava começando a ficar ruim, pois ele estava sofrendo de catarata, por isso Claude Monet se submeteu a um tratamento médico, essas séries de pinturas foram feitas após esses eventos. Les Meules, Pôr do Sol está na imagem abaixo:

Em Les Meules, Pôr do Sol vemos os elementos da pintura impressionista, como as pinceladas rápidas, e a escolha de pintar ao ar livre. A escolha de Monet, de pintar durante uma hora e depois retornar para registrar mudanças na luz e sombra produziu um efeito sobre as cores parecido com as teorias de cores inventadas por Georges Seurat e Paul Signac décadas depois. Um detalhe sobre esse momento que Claude Monet pintou essa tela está no uso de tons amarelos e alaranjados, cores que foram bastante utilizadas após o artista sofrer de problemas na visão.