Luxe, Calme et Volupté é uma pintura de Henri Matisse. O artista faz parte do movimento artístico dos Fauves, o próprio Matisse junto com André Derain foi o responsável por fundar essa corrente artística que o tornou reconhecido. Além disso, o artista é um dos mais importantes da história da arte do início do século XX, suas pinturas romperam com os paradigmas da época.
No começo de sua carreira, Matisse treinou técnicas artísticas com William-Adolphe Bouguereau, um professor de arte academicista, após esse período de aprendizagem, Matisse conheceu o impressionismo e então teve contato com o pós-impressionismo e neo-impressionismo. Luxe, Calme et Volupté.

Luxe, Calme et Volupté é uma pintura que marca o início da evolução artística de Matisse, que vai levar o artista ao movimento artístico fauvista. Seu uso de cores ousado chamou a atenção na época. Essa obra possui algumas características da estética pontilhista e divisionista da teoria de cores desenvolvida por Georges Seurat e Paul Signac. Apesar disso, a representação do tema escolhido por Henri Matisse trouxe críticas positivas no período.