Garota com bandolim, o cubismo analítico de Pablo Picasso

Garota com bandolim é uma pintura de Pablo Picasso. O artista fez parte do movimento artístico modernista conhecido pelo nome de cubismo. Picasso passou por diversas correntes artísticas como o surrealismo e o primitivismo, mas na época que ele pintou Garota com bandolim ele estava em seu período cubista. Junto com Georges Braque, Pablo Picasso é considerado o inventor da estética artística que deu origem ao movimento artístico do cubismo.

A imagem fragmentada, as formas geométricas, as cores neutras tendendo para o bege e o castanho, são características do chamado cubismo analítico. Garota com bandolim é a pintura do cubismo analítico pintada por Pablo Picasso.

A pintura Garota com bandolim possui o tema da mulher, um assunto muito comum para os artistas do século XIX e que continuou sendo retratado pelos pintores modernistas do século XX. O Cubismo era um movimento artístico que foi evoluindo para uma estética cada vez mais abstrata mas no começo, as imagens eram facilmente identificáveis. Georges Braques, o outro inventor do cubismo explorava cada vez mais essa ideia, por isso ele e Pablo Picasso acabaram rompendo a amizade. Essa pintura faz parte do cubismo analítico.

Garota com bandolim se encontra no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.