Retrato de Pablo Picasso, Juan Gris

Retrato de Pablo Picasso é uma pintura feita por Juan Gris. O artista faz parte do movimento artístico cubista. O artista nasceu em Madrid, mas conseguiu fazer parte do círculo artístico dos artistas franceses em Paris. O Cubismo surgiu como uma evolução das vanguardas artísticas europeias.

No século XIX os pintores haviam se rebelado contra a arte acadêmica cheia de regras, que proibia a pintura ao ar livre, algo que o impressionismo reivindicou quando artistas como Claude Monet passaram a fazer paisagens ao ar livre. O cubismo foi uma resposta ao avanço tecnológico e científico que estava ocorrendo no fim do século XIX e começo do século XX.

Em Paris, Juan Gris se tornou amigo de artistas como Jean Metzinger e Georges Braque. O Retrato de Pablo Picasso é uma obra que retrata outro amigo cubista de Gris.

Retrato de Pablo Picasso, de Juan Gris.

Retrato de Pablo Picasso é uma pintura cubista. Gris utiliza os elementos cubistas como a fragmentação, o uso de formas geométricas, e uma paleta que tende ao monocromático. Nessa pintura, o artista pinta no inicio do cubismo, por volta do ano de 1912, podemos ver a figura de um homem claramente, usando uma blusa azul, com um cabelo escuro. Conforme o cubismo evolui o cubismo passa a ser cada vez mais abstrato.

Essa pintura se encontra no Instituto de Arte de Chicago, em Illinois nos Estados Unidos.

Compre meu e-Book na Amazon:

2 comentários em “Retrato de Pablo Picasso, Juan Gris

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.