Maurice Prendergast, artista americano pós-impressionista

Maurice Brazil Prendergast nasceu no ano de 1858 em St. John’s, Newfoundland and Labrador. O artista se destaca por sua estética totalmente nova que une cores e mosaicos junto com um estilo impressionista europeu. Prendergast se tornou um dos admiradores do grande artista impressionista Paul Cézanne. Além disso, o artista era um grande aquarelista. As obras de Maurice Prendergast são uma das mais originais do período. O artista expôs junto com o grupo de realistas americanos, os The Eight, mas não fazia parte da estética e nem da filosofia desse movimento artístico.

A família de Prendergast se mudou para Boston onde o artista acabou tendo contato com a arte e descobriu sua vocação. Por volta do ano de 1881 o artista foi para a Europa, mais especificamente em Paris, se matriculando nas duas academias particulares mais importantes da cidade, a Academia Julian e a Academia Colorassi. Durante sua estadia na capital francesa o artista estudou as pinturas de Vincent Van Gogh, Georges Seurat e Paul Cézanne que revolucionaram as cores na pintura. Uma das pinturas do artista após seus estudos de arte na Europa se chama Franklin Park Boston.

Franklin Park Boston, Maurice Prendergast.

Franklin Park Boston é uma pintura com características pós-impressionistas. Prendergast retrata uma paisagem com mulheres passeando, meninas sentadas conversando, mãe e filha. O artista retratou figuras sem contornos em linha, escolheu cores primarias, utilizando da estética sintetista do neo-impressionismo. Temos uma paleta de cores verde, azul, vermelha e amarela. Em Franklin Park Boston Predergast mostra toda a influência que as vanguardas artísticas europeias tiveram em sua obras no começo de sua carreira artística.

Prendergast apresentou uma evolução estética em suas obras como podemos ver em Noite em um barco de recreio.

Noite em um barco de recreio, Maurice Prendergast.

Em Noite em um barco de recreio temos uma pintura com elementos originais do artista. Nessa obra Prendergast retratou quatro meninas sentadas num barco, com uma paisagem urbana ao fundo. O artista utilizou uma paleta de cores roxa, marrom, cinza e branca. As meninas não tem rosto, ainda temos um contorno e uma representação com poucas cores e tons, é uma pintura idealizada sem realismo. Nessa obra Maurice Prendergast mostra sua originalidade, suas pinceladas são feitas com pinceis grossos e ele desliza o pincel de forma ondulada.

Prendergast tem outras pinturas que também mostram que o artista trazia algo novo para a arte americana do início do século XX, uma das obras que mostram isso se chama Monte Pincio Roma.

Monte Pincio Roma, Maurice Prendergast.

Em Monte Pincio Roma temos uma obra que o a artista retrata uma cena um pouco mais detalhada do que suas pinturas anteriores, as figuras humanas possuem rosto, os elementos que aparecem nessa obra estão muito bem desenhados e delineados, fazendo parecer que essa pintura é uma ilustração. Maurice Prendergast dominava a arte de fazer monotipagem, uma técnica de gravura que usava uma placa que poderia ser de acrílico ou vidro. Na obra acima temos o predomínio da cor alaranjada.

Além dessas pinturas à óleo e o domínio da técnica da monotipagem de fazer gravura, o artista também fazia aquarelas como podemos ver na imagem abaixo na obra Outono na Nova Inglaterra.

Outono na Nova Inglaterra, Maurice Prendergast.

Outono na Nova Inglaterra é uma aquarela de Maurice Prendergast, nessa obra temos uma pintura que pode ser considerada uma espécie de pintura de aquarela impressionista. O artista escolheu uma paleta de cores multicolorida, e conseguiu criar um efeito visto nas pinturas a óleo que é as pinceladas rápidas da pintura impressionista, que não podem ser feitas com a tinta de aquarela. Prendergast pintou uma paisagem, de um dia azul de primavera, com flores, um campo esverdeado, com uma montanha ao fundo.

Um outro tipo de pintura original de Maurice Predengarst são as obras que lembram mosaicos como a pintura chamada de Street Scene.

Street Scene, Maurice Prendergast.

Em Street Scene temos um cenário urbano, com pessoas em frente a um estabelecimento, o artista desenhou as janelas desse local de forma quadricular, por isso essa pintura ficou parecendo um mosaico, além de outros elementos maiores que Prendergast também deixou com um formato retangular. Nessa pintura temos outra característica do artista que é o uso da paleta de cores tendendo para o alaranjado e as figuras humanas tem contornos definidos apenas por poucas cores, e as imagens são idealizadas. Algumas de suas obras tem essas características vistas nessa pintura acima porque foram produzidas em monótipos.

Maurice Predengarst morreu no ano de 1924.

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/Maurice_Prendergast

Compre meus e-Books na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

Compre também na Amazon:

2 comentários em “Maurice Prendergast, artista americano pós-impressionista

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.