William Glackens e o realismo impressionista

William Glackens nasceu no ano de 1870 na Filadélfia, Pensilvânia, nos Estados Unidos. O artista fez parte do movimento realista americano, sendo um dos membros da Escola Ashcan. Glackens também sofreu forte influência das vanguardas artísticas europeias, principalmente do artista Auguste Renoir. Além disso, William Glackens foi um pintor importante ao retratar a sociedade pré-Primeira Guerra Mundial, uma burguesia que vivia uma vida enfadonha e completamente alheia a realidade do mundo.

O artista demonstrou desde muito cedo interesse pelas artes, seu irmão era um famoso cartunista e ilustrador. William Glackens começou a trabalhar como ilustrador em jornais da Filadélfia. Para aperfeiçoar sua técnica artística, Glackens decidiu se matricular na Academia de Belas Artes da Pensilvânia onde estudou arte com Thomas Pollock Anshutz, um professor que ensinava técnicas de arte realista. Glackens conheceu artistas como John Sloan e Robert Henri, os futuros fundadores da Escola Ashcan.

Glackens viajou para a Europa onde estudou a arte impressionista e pós-impressionista. Podemos ver essa influência das vanguardas artísticas europeias na pintura abaixo chamada de East River Park.

East River Park, William Glackens.

East River Park é uma pintura com características impressionistas da estética de Manet. Nessa obra temos uma paisagem com algumas pessoas passeando, com uma paleta de cores mais moderada. Esse tipo de pintura, meio bege com preto, unida a uma paisagem mais industrial ao fundo mostra uma estética que é uma fusão entre o realismo e o impressionismo.

O artista também fez pinturas de paisagem com tons mais coloridos, como podemos ver na imagem a seguir chamada de Porto de Portsmouth, New Hampshire.

Porto de Portsmouth, New Hampshire, por William Glackens.

Em Porto de Portsmouth, New Hampshire temos uma obra impressionista com características da estética de Claude Monet. William Glackens pintou uma paisagem cheia de cores, num belo dia de sol, com águas azuis. Também podemos notar que o artista pinta essa obra utilizando as pinceladas rápidas típicas dos pintores impressionistas. Esse estilo de pintura mostra que William Glackens foi um pintor eclético que pintava além da estética do movimento do realismo norte-americano.

As pinturas mais famosas do artista e que fazem parte do realismo norte-americano se chama At Mouquin’s.

At Mouquin’s, William Glackens.

Em At Mouquin’s temos uma obra com a estética original de William Glackens. Nessa pintura o artista pinta um tema comum na Escola Ashcan, a classe alta no seu cotidiano. Como podemos ver, existe uma mulher vestida de azul e um homem sentados numa mesa bebendo drinks, o rosto da mulher parece entediado, assim como do homem, os dois estão olhando alguma coisa. Essa obra, feita em 1905, mostra uma burguesia muito entediada, alheia a um mundo cheio de problemas.

Mesmo após o fim da Primeira Guerra Mundial, ainda temos o tédio no olhar da classe média e alta nos Estados Unidos. Como podemos ver na pintura Fonte de Soda.

Fonte de Soda, William Glackens.

Fonte de Soda é uma pintura feita no ano de 1935 que mostra uma estética mais madura de William Glackens. Nessa obra temos duas mulheres sentadas numa lanchonete onde serve soda, e no fundo temos um atendente colocando soda para a mulher da esquerda. Essa pintura tem forte influência das obras de Renoir, principalmente das últimas que o artista fez. Glackens usou uma paleta de cores alaranjada e amarela, com verde.

Além desse tipo de pintura que vimos acima, Glackens também confeccionou obras de registro histórico como Desfile, Washington Square em 1912.

Desfile, Washington Square, William Glockens.

Desfile, Washington Square mostra o evento que aconteceu em 1912. Glockens pintou essa obra utilizando técnicas da pintura impressionista.

Quando o artista foi para Paris, na França, ele ficou muito impressionado com as obras dos artistas como Manet e Renoir, por isso algumas de suas tem essa influência do impressionismo francês. Glackens foi um dos membros do grupo dos Oito (The Eight), cujo os membros eram os artistas da Escola Ashcan. No final de sua vida sua estética se tornou menos realista e mais impressionista.

William Glackens morreu no ano de 1938.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

Compre também na Amazon:

Um comentário em “William Glackens e o realismo impressionista

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.