Giovanni Bellini, um renascentista multicolorido

Giovanni Bellinin nasceu no ano de 1430, na República de Veneza, na Itália. O artista faz parte do movimento artístico da Renascença Italiana, tendo tido ligações de parentesco com Andrea Mantegna, um importante pintor renascentista. Bellini foi o artista responsável por romper definitivamente com a estética gótica, usando uma paleta de cores muito mais colorida, e preferindo usar a tinta a óleo de secagem mais lenta para criar os efeitos característicos de sua pintura que veremos logo a seguir.

O artista aprendeu técnicas artísticas com Jacopo Bellini, que também usava uma paleta de cores multicolorida. Podemos ver o estilo artístico de Giovanni Bellini na obra abaixo chamada de Virgem dos arbustos.

Accademia – Madonna degli Alberetti – Giovanni Bellini – Wikimedia Commons

Virgem dos arbustos é uma pintura renascentista que retrata o tema clássico da Madonna e o Menino Jesus Cristo. A imagem acima possui tratamento digital, a pintura original pode não ter sido tão colorida. Nessa obra temos o uso de perspectiva, da técnica do claro-escuro, o tecido possui dobras, temos um ligeiro posicionamento da luz, mas ainda assim a iluminação é difusa. Não temos mais o uso da ornamentação de ouro da arte gótica e nem a planificação dos elementos da pintura. Os personagens tem volume e proporção, além do uso de uma paleta de cores multicolorida.

Uma outra pintura do artista sobre esse tema de Madonna se chama Madonna e criança com São João Batista e Santa Isabel.

Madonna e criança com os santos João Batista e Santa Isabel, Giovanni Bellini. (Wikimedia Commons)

Madonna e criança com os santos João Batista e Santa Isabel é uma pintura com características renascentistas, como os personagens com volume e proporção, temos detalhes realistas como os tecidos dos trajes usados pelas pessoas que estão representadas nessa obra. Somente essa representação do céu azul atrás das quatro figuras humanas pode ser considerada um resquício da arte gótica internacional. A paleta de cores é colorida e vibrante, com cores caras como o azul ultramarino, o bege, branco, marrom e amarelo. Bellini está se tornando um dos primeiros artistas renascentistas que domina o uso de diversas cores.

O artista pintou outras obras com a Madonna, o menino Jesus Cristo e os Santos, como a pintura chamada de Santa Conversação.

Santa Conversação, Giovanni Bellini. (Wikimedia Commons)

Santa Conversação é uma pintura renascentista, com a Virgem Maria e o Menino Jesus, que mostra a profetisa Ana, que aparece no Evangelho de Lucas, e São Simeão. Quando a Virgem Maria está ao redor dos santos ela é a figura da Virgem entronizada.

A obra acima, Sagrada Conversação, tem características típicas do artista como a utilização de diversas cores, todas as figuras humanas adultas estão com roupas de cores diferentes, Ana está de verde, azul e laranja, Maria de azul e branco, Simeão, laranja e vermelho. Também temos uma paisagem verdejante como fundo dessa pintura.

Eu sei que muitas pessoas gostam de um significado subliminar nas pinturas, mas algumas pinturas religiosas são a representação de alguma narrativa como na Santa Conversação, a história bíblica sobre o encontro do menino Jesus com São Simeão é a seguinte:

“De acordo com o evangelho , Simeão era um presbítero a quem o Espírito Santo havia predito que ele veria o Messias . Simeão pegou o menino Jesus nos braços e deu glória a Deus com a oração proferida como Nunc dimittis . Ele também profetizou a Maria sua participação nos acontecimentos dolorosos da vida de seu filho Jesus.” (Wikipedia Itália)

A profetisa Ana tem uma história parecida, o Menino Jesus foi apresentado a Ana pela Virgem Maria.

Os artistas Bellini, Ticiano e Giorgione foram um trio de pintores renascentistas com uma estética muito parecida, tanto que um terminava a obra do outro, como podemos ver na pintura chamada de Banquete dos deuses.

Banquete dos deuses, Giovanni Bellini e Ticiano. (Wikimedia Commons)

Banquete dos deuses é uma pintura feita por três artistas Giovanni Bellini, Dosso Dossi e Ticiano. Somente a parte central da tela apresenta uma diferença estilística mais acentuada, nas partes pintadas por Bellini e Ticiano, isso não é tão perceptível. Outro detalhe técnico é a divisão da paisagem entre elementos naturais e personagens humanizados (deuses). Também temos uma paleta de cores bem colorida, com o uso de azul, rosa, verde, roxo, amarelo, branco e vermelho. No cenário existe muita comida e bebida, os deuses estão visivelmente embriagados, a representação de mitologias greco-romanas se torna muito popular na Itália.

Por último temos a representação da Virgem Maria entronizada (no trono, segurando o Menino Jesus), a obra se chama A Virgem entre dois santos.

A Virgem entre dois santos, Giovanni Bellini. (Wikimedia Commons)

A Virgem entre dois santos também é uma pintura renascentista, mas nessa obra especificamente, Giovanni Bellini usa menos cores do que o habitual, e também é uma obra um pouco mais escuro, mesmo assim temos o uso das mesmas modelos que ele usa para a pintura, embora uma aparente ter engordado um pouco. Os pintores geralmente utilizavam conhecidas, como irmãs, mães, esposas como modelo de pintura de santas.

Giovanni Bellini é um dos artistas renascentistas mais importantes que entraram para a história da arte.

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Bellini

Compre meu e-Book na Amazon:

*Leitura recomendada do dia, clique na imagem abaixo e compre o Livro na Amazon:

1984 (George Orwell)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.