Albert Lebourg, um premiado impressionista de paisagens

Albert Lebourg nasceu no ano de 1849 em Montfort-sur-Risle, uma comuna de Paris. O artista faz parte do movimento artístico impressionista e pós-impressionista sendo especialista na pintura de paisagem. Lebourg fez parte da famosa escola artística conhecida pelo nome de Escola de Rouen, também era membro da Société des Artistes Français. Como pintor de paisagens, Albert Lebourg foi um artista muito prolífico, tendo produzido quase duas mil paisagens com a estética artística impressionista e pós-impressionista.

Oartista aprendeu técnicas artísticas na Escola de Belas Artes de Rouen. Albert Lebourg logo chamou atenção com seu talento artístico e suas belas pinturas e expôs suas obras junto com artistas como Claude Monet. O artista participou da Quarta Exposição Impressionista. Uma das obras do artista se chama Ponte Neuf e Sena e se encontra na imagem abaixo.

Bemberg Fondation Toulouse – Le Pont Neuf et la Seine – Albert Lebourg 1905 Inv.2063 (Wikimedia Commons)

Ponte Neuf e Sena é uma pintura de paisagem com características impressionistas, como as pinceladas rápidas que causam um efeito pixelado, o artista escolheu uma paleta de cores mais alegre e primaveril, com tons como o verde, azul, roxo, e amarelo. Além disso temos uma camada grossa de tinta no céu e uma pincelada mais ondulada, a ponte está ao fundo, o rio tem uma cor verde azulada, temos um prédio de quatro andares do lado direito da pintura, e no lado esquerdo árvores, a ponte está ao fundo. Albert Lebourg pintou uma verdadeira paisagem impressionista.

Lebourge também pintou paisagens um pouco diferentes das suas obras impressionistas como podemos ver em La Rue des Bouchers à Algers.

La Rue des Bouchers à Algers, Albert Lebourg. (Wikimedia Commons)

La Rue des Bouchers à Algers é uma paisagem com cores mais fortes com pinceladas rápidas e em todas as direções, que causam um efeito de perda de nitidez de perto, de longe a imagem fica nítida, mas é um efeito diferente do que o causado pelas pinturas de Claude Monet. Nessa pintura o artista escolheu um momento mais perto do meio dia, o sol está com a luz mais forte e o céu com um azul mais profundo. Essa pintura foi feita por volta do ano de 1873.

Com o passar do tempo, e um maior contato com a pintura impressionista, seu estilo foi ficando mais parecido com o de Claude Monet e do resto dos impressionistas, como podemos ver na pintura abaixo chamada de Dois barcos em Rouen sob o Sol.

Dois barcos em Rouen sob o Sol, Albert Lebourg. (Wikimedia Commons)

Dois barcos em Rouen sob o Sol é uma pintura com características impressionistas, dessa vez o artista pintou essa tela com as típicas pinceladas rápidas e leves dos pintores impressionistas, não vemos tantas pinceladas redondas, Lebourg ainda utiliza as combinações de cores que resultam num efeito realista, mas ao mesmo tempo idílico e bonito, como em todas as pinturas impressionistas. Alber Lebourg é um daqueles artistas que apresentam evolução estética com o tempo.

O artista não se resumia somente a fazer paisagens diurnas, Lebourg também pintou paisagens noturnas, como podemos ver em A ponte sobre o Allier em Pont-du-Chateau no inverno de 1886.

A ponte sobre o Allier em Pont-du-Chateau no inverno de 1886, Albert Lebourg. (Wikimedia Commons)

A ponte sobre o Allier em Pont-du-Chateau no inverno de 1886 é uma paisagem impressionista noturna, em vez da figura do sol, temos a lua, num tom avermelhado, como naquele fenômeno da lua vermelha.

Podemos perceber que nessa pintura, o artista pintou uma paisagem de inverno, por causa da neve acumulada, a ponte se encontra do lado esquerdo da pintura, ao lado direito temos o rio que está parcialmente congelado, e no final da ponte, ligeiramente do lado direito temos uma casa e ao fundo temos um morro de neve. Toda essa paisagem com um morro congelado ao fundo.

Ou seja, a descrição de uma típica paisagem impressionista, mas a noite. Temos os elementos naturais, como neve, um rio, um morro, a lua, e os urbanos como a ponte, a casa, em harmonia. Diferente de uma paisagem realista, em que teríamos todos esses elementos mas algo se destacando quebrando toda essa harmonia.

Lebourg também pintou paisagens com cidades ao fundo como podemos ver em Vista de Évreux com a Catedral de Notre Dame.

Vista de Évreux com a Catedral de Notre Dame. (Wikimedia Commons)

Vista de Évreux com a Catedral de Notre Dame é uma pintura impressionista com uma cidade ao fundo. Essa pintura foi concluída no ano de 1897, após o artista ter se tornado membro da Société des Artistes Français e ter passado dois anos na Holanda. As paisagens impressionistas pintadas no rio Sena e em Paris foram consideradas muito boas, os artistas gostaram, assim como os críticos de arte. A partir dos anos de 1900, Albert Lebourg ganhou diversos prêmios e participou de muitas exposições.

Albert Lebourg morreu no ano de 1928.

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/Albert_Lebourg

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “Albert Lebourg, um premiado impressionista de paisagens

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.