Franz Marc e o expressionismo alemão

Franz Moritz Wilhelm Marc nasceu no ano de 1880 em Munique, no Império Alemão. O artista fez parte do movimento artístico conhecido como expressionismo alemão. Marc participou de um grupo de expressionistas alemães chamado de Der blaue Reiter (O cavaleiro azul). Em 1930 suas obras de arte estiveram em perigo nas mãos dos nazistas que o consideravam um artista degenerado.

O pai de Franz Marc era um pintor de paisagem, mas como a religião de seus pais era protestante, o artista teve uma educação muito rígida, se alistou no exército. Franz Marc treinou técnicas artísticas na Academia de Belas Artes de Munique, porém o artista considerou o ensino muito rigoroso então decidiu deixar a instituição e viajar para Paris. Ao chegar na capital da França, o artista descobriu as obras de Paul Gauguin e Vincent Van Gogh, a pintura deste último teve muita influência sobre Franz Marc, então o artista pintou a obra chamada de Cavalo Azul.

Cavalo Azul, Franz Marc.

Cavalo Azul é uma pintura com influências pós-impressionistas, pois Franz Marc escolheu uma paleta de cores mais primária e multicolorida. As figuras nessa pintura possuem uma separação por linhas que lembra a o sintetismo de Paul Gauguin. Essa obra foi pintada por volta do ano de 1911, quando o artista fundou o grupo Der Blaue Reiter. Essa pintura, Cavalo Azul, se tornou um selo postal na Alemanha no ano de 2012.

Quando o artista ainda era um aprendiz, vários colegas conhecidos pintavam temas com animais selvagens, por causa disso, Franz Marc desenvolveu um gosto pela pintura de animas, porque isso representava a força vital da natureza.

O artista uniu as ideias pós-impressionistas com seu gosto por animais e criou a pintura chamada de Raposa Azul-Negra.

Raposa Azul-Negra, Franz Marc.

Raposa Azul-Negra é uma pintura com características sintetistas de Paul Gauguin. O artista escolheu cores bem primárias como o azul, amarelo, e vermelho, além das cores verde, marrom, preto e roxo. A raposa está representada deitada num cenário colorido. A opção por cores espectrais é um resquício do fauvismo e algo que foi incorporado ao expressionismo alemão.

O artista conheceu o movimento artístico do fauvismo e como todos os outros artísticas, Franz Marc também gostou muito dessa nova estética que surgiu na França, por isso ele fez uma pintura com características fauvistas que se chama Nu au chat.

Nu au chat, Franz Marc.

Nu au chat é uma pintura que possui aquela inversão de cores típica do fauvismo, que utiliza algumas cores diferentes do que seria a cor na realidade. Nessa pintura, a mulher que aparece agachada sem roupa está com um pires com leite na mão direita enquanto com a outra mão está segurando um filhote de gato. Os tons esverdeados na pele da mulher, a cor amarela do gatinho, os contornos e o baixo nível de detalhes mostram que Franz Marc foi influenciado pelo fauvismo.

Franz Marc conheceu Paul Delaunay, por isso teve contato com o cubismo, algo que ele também incorporou ao seu Der Blaue Reiter, além de utilizar esse movimento artístico no expressionismo alemão. Uma das obras de arte que mostra essa influência cubista se chama Tirol.

Tirol, Franz Marc,

Tirol é uma obra cubista, com características desse movimento artístico como a fragmentação do que se quer representar e o uso de formas geométricas. Como Franz Marc teve contato com Paul Delaunay, então seu cubismo também tem influências do cubismo órfico, com o uso de cores fortes e um certo nível de abstração. Em Tirol temos todas essa influência do cubismo normal mais o órfico.

O artista não se prendeu somente a influências cubistas, Franz Marc conseguiu unir o pós-impressionismo de Paul Gauguin ao novo expressionismo alemão que estava nascendo com suas pinceladas, uma das obras que mostram isso se chama Der Traum.

Der Traum, Franz Marc.

Der Traum, que significa O Sonho, é uma pintura que reúne todas as influências e gostos do artista até o momento que ele terminou de pintar essa obra em 1912, como os animais, o cubismo, o pós-impressionismo, e o seu expressionismo. Nessa pintura temos o leão expressando sua ferocidade, a mulher com um olhar abalado, e os cavalos azuis que representavam a espiritualidade. O artista utilizou uma paleta de cores primárias como o amarelo, vermelho e azul. A pintura tem um contorno sintetista e cloisonista de Paul Gauguin. Franz Marc havia abraçado mesmo a estética impressionista e pós-impressionista.

Assim como alguns artistas, Franz Marc se alistou para o exército com o início da Primeira Guerra Mundial e acabou morrendo na Batalha de Verdun quando explodiu uma granada no ano de 1916.

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “Franz Marc e o expressionismo alemão

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.