August Macke, o cubismo de figuras

August Macke nasceu no ano de 1887 em Meschede, atualmente uma cidade alemã. O artista fez parte do movimento expressionista alemão. Macke também foi membro do Der Blaue Reiter que assim como o Die Brücke foi fundamental para o expressionismo alemão, sendo um dos membros importantes das vanguardas artísticas europeias que estavam eclodindo a partir da metade do século XIX. O artista participou da Primeira Guerra Mundial e acabou morrendo em um conflito.

Macke era filho de um engenheiro ferroviário que também era um artista amador. Sua família acabou se mudando para Bonn onde August Macke estudou numa escola nessa cidade. O artista decidiu se matricular na renomada Academia de Belas Artes de Düsseldorf além de estudar na Escola de Artes Decorativas. Assim como outros artistas Macke decidiu viajar para alguns lugares da Europa como a Itália e a França, em Paris o artista descobriu os pintores impressionistas. Mack foi para Berlim onde passou a frequentar o estúdio de Lovis Corinth, um artista que pintava obras impressionistas e pós-impressionistas, uma das pinturas de Corinth que sintetiza isso é O Retrato de Frau Kaumann.

O Retrato de Frau Kaumann, Lovis Corinth.

O Retrato de Frau Kaumann apesar de ser uma pintura nas sombras, os artistas impressionistas preferem pintar imagens no sol, as pinceladas soltas, a escolha da paleta de cores, a composição da cena, que é um retrato de uma mulher num banco no jardim, ao ar livre, pode ser considerada uma característica da pintura impressionista.

O Fauvismo também atraiu August Macke, o artista também fez amizade com outro grande expressionista, Franz Marc, além de conhecer Kandinsky.

Uma das primeiras pinturas do artista após ter tanto contato com esses modernistas resultou no Retrato de sua esposa, Elisabeth Macke.

Elisabeth Macke por August Macke.

Elisabeth Macke é uma pintura um tanto original de August Macke, não tem características fauvistas, ela pode ser colocada como pós-impressionista por causa da escolha da paleta de cores com cores mais primárias, que deixa a pintura mais cartoonizada do que realista, se ele invertesse a ordem das cores poderia se classificada como sendo fauvista.

Uma outra pintura de August Macke apresenta características pós-impressionistas e se chama Casa de Staudacher em Tegernsee.

Casa de Staudacher em Tegernsee, August Macke

Casa de Staudacher em Tegernsee é uma pintura com características pós-impressionistas, por causa da escolha da paleta de cores primárias, além do contorno da casa, das árvores, da grama, a entrada, não são imagens realistas e naturais, algo que é uma característica marcante do movimento pós-impressionista.

O artista ficou impressionado pelo orfismo de Robert Delaunay, podemos ver essa influência em uma de suas pinturas chamada de Pessoas à beira de um lago azul:

Pessoas à beira de um lago azul, August Macke.

Em Pessoas à beira de um lago azul podemos ver as características do cubismo órfico na escolha da paleta de cores primárias que criam um contraste suave dando formas as figuras representadas na tela pintada por August Macke. Podemos ver que existe um homem, uma mulher, uma criança num cenário de vegetação. No cubismo órfico não existe a representação de figuras mas de sons.

Uma outra pintura com inspiração no cubismo órfico do casal Delaunay se chama Mulher de Casaco Verde:

Mulher de Casaco Verde, August Macke.

Mulher com casaco verde é uma pintura que também possui cores primárias, e falta de contornos definidos, caracterizando como uma obra inspirada no cubismo órfico, além de poder ser classificada como pós-impressionista. Diversas pessoas aparecem nessa imagem, que estão numa espécie de lugar na natureza, com uma cidade aparecendo no canto esquerdo, a figura central é a mulher que aparece com um casaco verde.

Outra pintura que também foi inspirada no orfismo de Delaunay se chama Passeio.

Passeio, August Macke.

Passeio também se caracteriza como sendo uma tela com inspiração no orfismo, as cores passam por uma transição que contrasta cores primárias, assim como nas pinturas do cubismo órfico dos Delaunay. As figuras pintadas por August Macke não possuem contornos definidos, as pessoas estão no meio da natureza, dando aqueles passeios típicos que alta sociedade dava nessa época.

Uma pintura que August Macke pintou quando era amigo de Franz Marc se chama Índios a cavalo.

Índios a cavalo, August Macke.

Índios a cavalo é uma pintura com influência cubista, mas também tem características da pintura expressionistas com o uso de cores fortes e intensas, a escolha de temas não convencionais, como a essa preferências por retratar índios, algo novo para a época, pois os artistas preferiam representar o dia a dia das classes sociais mais altas. As pinturas expressionistas são mais cartoonizadas do que realistas.

August Macke morreu no front, em Champagne na França, na Segunda Guerra Mundial, no ano de 1914.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.