Frans Hals e seus retratos em grupo

Frans Hals nasceu no ano de 1580 na Antuérpia, que ficava na Holanda Espanhola. O artista faz parte do chamado barroco holandês., Hals é um dos pintores importantes junto com Johannes Vermeer e Rembrandt, fazendo parte da Era de Ouro Holandesa. O artista holandês foi um dos grandes retratistas holandeses de sua época. Sua grande especialidade eram os retratos em grupo e o artista também pintava cenas de gênero. Os retratos em grupo de Hals são mais famosos do que os pintados por Rembrandt.

Na infância de Frans Hals ocorre a queda da Antuérpia e sua família foge para o Harleem. Frans aprendeu técnicas artísticas com Carel van mander, um artista maneirista responsável por escrever Het Schilder-Boeck (O Livro dos Pintores), seu mestre pintou A Dança do Bezerro de Ouro.

A Dança do Bezerro de Ouro, Carel van mander.

A Dança do Bezerro de Ouro é uma pintura com características maneiristas, vemos os personagens usando trajes coloridos, alguns estão um pouco contorcidos. Van Mander pintou um grupo de pessoas que parecem estar numa grande festa.

Frans Hals entrou para a famosa Guilda de São Lucas de Haarlem, como um pintor restaurador. Por causa do conflito religioso entre católicos e protestantes a pintura religiosa se tornou escassa, então Hals começou a trabalhar com pintura de retratos, e sua primeira obra sobre esse tema se chama Zaffius Jacobus.

Zaffius Jacobus, Frans Hals.

Zaffius Jacobus é uma pintura com características barrocas que lembra um pouco as obras de Rembrandt que eram detalhistas, e utilizavam um fundo escuro. O barroco flamengo produzia figuras humanas com expressões faciais muito fortes, além dos contrastes através de luz e sombras. O brasão da família nos retratos de Frans Hals também era uma característica do artista.

Um dos retratos em grupo mais famosos feitos pelo artista se chama Banquete dos oficiais do corpo de arqueiros de São Jorge.

Banquete dos oficiais do corpo de arqueiros de São Jorge, Frans Hals.

Banquete dos oficiais do corpo de arqueiros de São Jorge é uma das pinturas principais de Frans Hals, essa tela foi cuidadosamente confeccionada de acordo com a posição política e hierárquica de cada membro apresentado nesse quadro. Supõe-se que Frans Hals conhecia muito bem cada homem que aparece nessa pintura. O ambiente retratado nessa imagem difere dos de Rembrandt por ser mais claro e também por não ter sido aplicado tantas camadas de verniz para sua conservação como nas de Rembrandt.

Uma das pinturas de Frans Hals ficou inacabada e teve que ser finalizada por outro pintor chamado Pieter Codde, o nome dessa pintura é Meager Company.

Meager Company, Frans Hals e Pieter Codde.

A parte de Meager Company que Frans Hals deixou inacabada foi as pernas dos homens da pintura, Pieter Codde pintou do joelho pra baixo.

Mais tarde, o artista passou a aceitar retratos de casamento como O retrato de Aletta Hanemans.

O retrato de Aletta Hanemans, Frans Hals.

O retrato de Aletta Hanemans, Frans Hals demonstra um certo uso de cores, Aletta aparece usando anéis de ouro, e uma pulseira, segurando uma luva bordada, com uma abertura no vestido da cor bordô, na parte de cima temos uma espécie de corpete com bordados e uma gola branca chamada de rufo. Frans Hals pinta um típico retrato de casamento.

Com o tempo suas pinturas vão ficando cada vez mais austeras, como podemos ver em Regentes do Hospital St Elizabeth de Haarlem.

Regentes do Hospital St Elizabeth de Haarlem, Frans Hals.

Regentes do Hospital St Elizabeth de Haarlem é uma pintura com tom mais modesto, mas não por causa de Frans Hals, o artista utiliza cores mais quentes para retratar o ambiente e a cor de pele dos homens que aparecem nessa imagem. Rembrandt usa tons bem mais acinzentados do que Frans Hals.

Vamos comparar…Lucrécia de Rembrandt, concluída em 1666, três anos antes da morte de Rembrandt:

Lucrécia, Rembrandt.

Retirando o verniz de conservação da pintura digitalmente e rapidamente por mim…

Lucrécia, Rembrandt. (com tratamento digital)

Retrato de um Homem, também concluída em 1666, mas dessa vez pintada por Frans Hals, que morreu no mesmo ano, 1666.

Retrato de um Homem, Frans Hals.

Até certo ponto esse caminho de austeridade foi seguido pelos dois artistas holandeses.

Frans Hals desenvolveu uma técnica própria de pintura em que ele tornava visível as pinceladas que ele dava, que formavam linhas onduladas. Muitas de suas obras também eram bem vivas, fugindo da austeridade que ele pintaria anos depois. Uma de suas pinturas que mostram essa vivacidade se chama Dois meninos brincando e cantando.

Dois meninos brincando e cantando. Frans Hals.

Dois Meninos brincando e cantando é considerada uma das pinturas da época do estilo livre do artista.

Por causa dos diferentes estilos pintados pelo artista muitas obras foram atribuídas a ele, e muitas tem sua autoria contestada.

Frans Hals morreu no ano de 1666 em Harleem, na República Holandesa.

Imagens e Referências:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Frans_Hals

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.