Piet Mondrian, um pintor da arte abstrata holandesa

Pieter Cornelis Mondriaan nasceu em 1872 na cidade de Amersfoort na Holanda. O artista foi um grande pintor de arte abstrata do século XX. Mondrian havia se tornado um pintor holandês talentoso assim como Rembrandt era um grande artista em sua época, para o Barroco na era ouro holandesa. O pintor abstrato estava em busca de uma estética que retratasse valores e estéticas universais, algo que não ficasse preso no tempo.

O pai de Piet Mondrian era um entusiasta que gostava de fazer desenhos e por causa disso incentivou seu filho a praticar arte também, porém como não tinha dinheiro para enviar seu filho para uma escola de arte, ele e seu irmão, tio de Piet, procuraram ensinar Piet tudo o que sabiam sobre técnicas artísticas. O artista entrou na Academia Real de Belas Artes de Amsterdã. Piet Mondrian foi apresentado à pintura ao ar livre, e pintava junto com Johan Barthold Jongkind.

Uma das primeiras pinturas de Piet Mondrian sobre paisagem e impressões se chama Willow Grove: impressão de luz e sombra.

Willow Grove: impressão de luz e sombra, Piet Mondrian.

Na pintura acima, Willow Grove: impressão de luz e sombra, vemos que o artista se aproxima do movimento simbolista ao mesmo tempo que produz pinceladas impressionistas, Piet Mondrian buscava estudar os efeitos da luz, cores, contrastes. Nessa pintura ele utiliza uma paleta de cores esverdeada, com tons verde oliva, verde escuro, marrom e amarelo.

Ruína do Castelo: Brederode é uma outra pintura de paisagem de Piet Mondrian.

Ruína do Castelo: Brederode, Piet Mondrian.

Ruína do Castelo: Brederode é uma pintura de paisagem em que o artista retrata as ruínas de um castelo provavelmente no outono, por isso Mondrian utiliza uma paleta de cores marrom, com tons avermelhados, esverdeados, com um céu azul arroxeado. Essa tela também é uma pintura com características simbolistas, e foi pintada no fim do ano de 1910, enquanto o artista ainda não tinha ido para o caminho da arte abstrata.

Assim como outros artistas que se tornaram pintores da arte abstrata, Piet Mondrian fez parte do movimento teosófico, conheceu Helena Blavatsky, e se conectou ao mundo espirtual. A partir do ano de 1911, Piet Mondrian tem contato com o cubismo através das obras de arte do cubista Georges Braque e cria uma obra de arte com inspiração cubista chamada de Compositie XIV.

Compositie XIV, Piet Mondrian.

Essa fragmentação que deixa sua obra com um formato de mosaico que na verdade não representa figura nenhuma mas sim uma pintura com formas geométricas, faz com que Piet Mondrian evolua sua estética para figuras cada vez mais abstratas, com essas incursões em movimentos artísticos como o cubismo, Mondrian vai aprendendo técnicas que vão deixando o artista cada vez mais com técnicas artísticas cada vez mais refinadas para retratar pinturas de arte abstrata.

Cinco anos depois de ter tido contato com a estética cubista e de ter trabalhado em diversas obras desse movimento artístico, Piet Mondrian procurava superar essa fase artística de sua vida. O artista entrou para uma nova corrente artística, dessa vez holandesa, chamada de De Stijl.

Ao ir para esse novo movimento artístico, Piet Mondrian evolui sua estética para obras abstratas como a que vemos na imagem abaixo:

  Piet Mondriaan,  Composition with Large Red Plane, Yellow, Black, Gray and Blue.

Esse tipo de representação geométrica, com cubos e retângulos pintados com diferentes cores é algo característico da arte abstrata. O De Stijl se tornou uma revista em que eram publicados as ideias do movimento artístico de mesmo nome.

Um outro exemplo dessa mesma estética é a pintura chamada de Composição A, que também faz partedesse período denominado de Stijl.

Composição A, Piet Mondrian.

O artista se muda da Holanda para Londres, e em 1938, para fugir dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, Piet Mondrian se estabelece em Nova York. Uma de suas últimas pinturas se chama Victrory Boogie Woogie.

Piet Mondrian Victory boogie woogie.

Sua última obra apresenta o formato de um diamante e possui uma inclinação num ângulo de 45 graus. Piet Mondrian está para a Holanda, assim como Kandinsky está para a Rússia. Mondrian foi um dos grandes artistas holandeses, assim como Rembrandt para o movimento artístico do Barroco.

Piet Mondrian morre de pneumonia no ano de 1944, deixando um grande legado para a história da arte de pinturas abstratas.

Compre meu e-Book na Amazon:

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/Piet_Mondrian

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.