Louise Upton Brumback, uma artista ativista

Louise Upton Brumback nasceu no ano de 1867 na cidade de Rochester, estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A artista faz parte do círculo artístico americano que surgiu entre o fim do século XIX e início do século XX. A arte modernista americana apareceu nessa época, e Louise Upton Brumback fez parte desse momento da história da arte dos Estados Unidos. Além de ser uma artista muito renomada e reconhecida, Louise Upton Brumback também era uma artista ativista, que lutava por mais visibilidade das mulheres nos meios artísticos.

A artista era neta de um pintor retratista conhecido, William Page, que fez parte da National Academy of Design, ganhando diversas medalhas por suas pinturas. Louise Upton Brumback foi aluna do conceituado professor de arte, William Merritt Chase. A artista também estudou arte nas seguintes instituições artísticas: Academia de Belas Artes de Nova Iorque e a Academia de Belas Artes da Pensilvânia. Louise também estudou as obras de artistas renomados, como faziam os artistas franceses nessa época.

As obras de Louise Upton Brumback são normalmente sobre paisagens marítimas, como vemos na sua pintura da paisagem de Gloucester em Massachusetts.

A paisagem marítima acima é uma obra com características do estilo impressionista. Nessa tela, Louise Upton Brumback, fez uma pintura ao ar livre, com uma paleta de cores azul, verde e areia, suas pinceladas são mais soltas, características de uma pintura impressionista. Na obra a artista faz uma representação realista ao retratar um barco a vapor que se encontra nas águas, além das carroças que estão pelo cenário.

Essas pinturas de paisagem foram muito elogiadas, a crítica dizia que a artista sabia retratar muito bem uma atmosfera iluminada, típico de estações como primavera e verão. Uma das obras da artista que apresentam essa característica de uma atmosfera brilhante se chama Good Harbor Beach.

Em Good Harbor Beach a artista retrata uma cena da areia da praia, perto do guarda sol e das pessoas que estão curtindo o verão. A paleta de cores escolhida por Louise Upton Brumback é multicolorida, a pintora utilizou cores que retratam um dia alegre de verão. Nessa pintura também podemos ver como eram os trajes de banho em 1915, ano em que a artista confeccionou esse quadro.

Além de pintar essas paisagens marítimas, Louise Upton Brumback também pintava outros tipos de paisagem, como podemos ver na pintura a seguir chamada de Dia de Maio, Boston.

O May Day (dia de maio) é um feriado do dia primeiro de maio, em que acontece um festival de primavera. Por isso, podemos ver pessoas passeando ao ar livre, algumas lendo, outras reunidas em grupos, um dia típico de feriado. Louise Upton Brumback também utilizou uma paleta de cores multicolorida, além das pinceladas leves que fazem com que a pintura tenha características impressionistas como as paisagens de Claude Monet.

A artista também fazia paisagens de florestas e montanhas como na pintura chamada de Dogtown, Cape Ann, Massachusetts.

A pintura acima é uma paisagem das montanhas, vemos no cenário pedras, arbustos, um campo, e uma floresta logo abaixo do morro. Essa obra de Louise Upton Brumback também apresenta a famosa atmosfera luminosa, a paleta de cores refletem o clima de montanha, com cores verdes, roxo e azul.

Louise Upton Brumback também retratava dias menos coloridos, como sua pintura chamada de Gray Day (Dia Cinza).

A pintura de paisagem acima, Gray Day, mostra um dia de inverno, por causa da neve no cenário, além do céu acinzentado. A artista pintou uma paisagem de Gloucester em Massachusetts. Por se tratar de um dia de inverno, a atmosfera da pintura é menos colorida, a paleta de cores é verde, cinza e ocre. Também é uma obra que possui características impressionistas.

Louise Upton Brumback se casou com um homem financeiramente estável, portanto a artista não precisou vender quadros para sobreviver, como acontecia com a maioria dos artistas, por isso, no começo de sua carreira, Louise não participou de muitas exposições, ela tinha preferência por exibir seus quadros em exposições coletivas.

Como uma ativista, Louise Upton Brumback apoiava a democratização da arte e também as mulheres como artistas, por isso foi fundadora da Sociedade de Mulheres Artistas de Nova York. Louise participou de outra sociedade, chamada de Sociedade de Artista de Gloucester, ocupando o cargo de presidente.

Louise Upton Brumback morreu no ano de 1929 em Gloucester.

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/Louise_Upton_Brumback

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.