Lydia Field Emmet e Dora Wheeler Keith, duas artistas talentosas

Nos Estados Unidos a arte também estava em desenvolvimento, muitos artistas americanos haviam viajado para a Europa pra conhecer as vanguardas artísticas que estavam despontando no século XIX. A cidade de Nova Iorque foi o epicentro desses artistas americanos que pretendiam revolucionar a arte nos Estados Unidos. Entre esses artistas também existiam mulheres muito talentosas como Lydia Field Emmet, Dora Wheeler Keith e Louise Upton Brumback. Abaixo está uma pequena biografia sobre cada uma dessas artistas junto de suas obras mais importantes.

1. Lydia Field Emmet

Lydia Field Emmet nasceu no ano de 1866, em New Rochelle, Nova Iorque. A artista foi uma das mais notáveis retratistas de sua época. Emmet era filha de uma ilustradora, Julia Colt Pierson, seu avô foi o Procurador-Geral do Estado de Nova Iorque. Seus irmãos foram bem sucedidos nas carreiras que escolheram, Lydia também seguiu essa tendência.

A artista estudou numa famosa instituição de arte em Paris, a Académie Julian, onde frequentou as aulas junto da sua irmã Rosina. Porém o tipo de arte que aprenderam nessa escola de arte não agradou aos pais de Lydia e Rosina, que consideravam que essa instituição tinha um critério baixo de seleção.

A partir da década de 1850-60, o impressionismo estava se tornando um movimento artístico muito importante, e a arte acadêmica foi se tornando cada vez menos popular entre os artistas que estudavam em instituições artísticas em Paris. Enquanto estavam na Europa, as duas participavam de uma colônia de artistas em Giverny, local onde Claude Monet também pintava.

De volta a Nova Iorque, Lydia Field Emmet passou a estudar técnicas artísticas como o renomado artista americano William Merritt Chase.

O movimento feminista estava ganhando cada vez mais força e conquistando diversos direitos para as mulheres, inclusive o direito de participar de uma grande exposição, no The Woman’s Building em Chicago. A artista foi convidada a expor suas obras nesse evento.

Uma das pinturas conhecidas de Lydia Field Emmet se chama Os irmãos.

wikimedia commons/dominio público

Os irmãos é uma pintura de retrato com uma paleta de cores natural, com contrastes e perspectivas realistas, exceto pela cabeça do menino que aparece ligeiramente menor do que o corpo, mas talvez seja um efeito visual por causa das roupas que ele está vestindo.

Uma outra pintura de Lydia Field Emmet se chama Miss Ginnie e Polly.

Apesar das duas pinturas serem retratos de crianças, Lydia Field Emmet não gostava muito de fazer pinturas de retratos de crianças.

Lydia Field Emmet se tornou uma das artistas mais importantes da história da arte dos Estados Unidos.

2. Dora Wheeler Keith

Dora Wheeler Keith nasceu no ano de 1856 na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos. A artista, assim como Lydia Field Emmet, também foi uma importante retratista. Sua mãe era a renomada designer de interiores Candace Wheeler.

A família da artista se refugiou na Europa depois do início da Guerra Civil Americana, Dora estudou num internato na Suiça. Após retornar a Nova Iorque, Dora Wheeler Keith estudou com William Merritt Chase, um grande professor de arte. A artista também participou da Art Students League of New York, e estudou na Académie Julian.

A artista confeccionava retratos, uma dessas pinturas ela retratou seu primo com um cachorro, uma obra chamada de Menino e seu cachorro.

A pintura acima tem características interessantes, a iluminação na obra parecem feitas num ambiente interno, como aqueles fundos falsos que alguns fotógrafos usam ainda hoje, porém o chão de areia onde o menino e o cachorro estão parecem naturais.

A representação de um pet (no caso da imagem acima, um cachorro) era algo que a artista estava acostumada a fazer, um outro retrato confeccionado por Dora Wheeler é de uma criança chamada Henry L. Stimson.

Nesse retrato de Henry L. Stimson, o garoto segura um gato próximo ao rosto, e as feições do gato diante dessa pose é muito realista, o bichano faz uma careta que Dora Wheeler mostrou muito bem nessa pintura. O gato parece ser persa e provavelmente é o pet do garoto. A artista era acostumada a pintar retratos, Henry era seu sobrinho.

Dora também era uma designer de tecidos e foi responsável por criar uma tapeçaria com o tema Penelope revelando seu trabalho à noite.

2002.230

O tecido decorado acima é um dos trabalhos mais originais de Dora Wheeler. A mulher retratada pela artista aparece numa pose como se estivesse puxando o tecido.

Dora Wheeler e Lydia Field Emmet são uma das mais memoráveis retratistas que atuaram no fim do século XIX e no começo do século XX.

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/Lydia_Field_Emmet

https://en.wikipedia.org/wiki/Dora_Wheeler_Keith

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.