Bernini, um grande escultor barroco

Gian Lorenzo Bernini nasceu no ano de 1598 em Nápoles na Itália. O artista foi um grande escultor do movimento artístico do Barroco, sendo chamado até mesmo de novo Michelangelo. Bernini era tido como um grande gênio da escultura barroca. O escultor fez um grande número de obras, era muito renomado e reconhecido na sua época. Os historiadores de arte concordam com a genialidade de Bernini, o artista foi um dos mais talentosos de seu período.

O artista era filho de dois escultores maneiristas, Angelica Galante e Pietro Bernini. Gian Lorenzo demonstrou um grande talento para as artes desde quando era criança. Por causa de uma encomenda Papal feita à seu pai, a família mudou de Nápoles para Roma. Foi seu pai que ensinou o artista a fazer esculturas. Logo Gian Lorenzo Bernini chamou a atenção do Papa por causa de sua habilidade. O escultor fez um busto do Papa Paulo V:

Busto Papa Paulo V, Bernini. Par Daderot — Travail personnel, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20335807

O artista começou a receber encomendas de um cardeal muito rico e poderoso, Scipione Borghese. Uma das esculturas que é uma das mais famosas da época do barroco se chama Apollo e Daphne:

By Gian Lorenzo Bernini – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=75895896.

Essa escultura acima foi uma encomenda feita por Scipione Borghese. Na estátua vemos as figuras de Apolo e Dafne, de acordo com a lenda Apolo irritou o Cupido que lançou suas flechas pra punir Apolo, as flechas douradas do Cupido atraem o amor e as flechas de chumbo causam repulsa, por isso Apolo recebeu a flecha dourada e Dafne a flecha de chumbo. Dafne, não suportando mais o assédio de Apolo, pede a seu pai que a transforme em árvore, e a escultura mostra esse momento em que Dafne começa a virar uma árvore.

Sobre as características barrocas da escultura Apolo e Dafne, vemos nessa obra o momento exato em que esse drama de Dafne acontece, os detalhes cuidadosamente feitos por Bernini, além da expressão facial e corporal dos dois personagens que são dramáticos.

Outra encomenda feita pelo Cardeal Scipione Borghese foi a escultura Enéias, Anquises e Ascanius:

Enéias, Anquises e Ascanius, Bernini. Imagem: Wikipedia.

O artista usou a mitologia greco-romana como inspiração para esculpir essa estátua. A história sobre essa cena que ele retratou nessa escultura, é quando Enéias sai de Tróia e vai para a região da Itália carregando seu pai nos ombros e o seu pequeno filho o seguindo. Bernini também escolheu cena mais dramática sobre essa parte do mito que está no poema Eneida.

Graças a essas encomendas do Cardeal Scipione Borghese, as esculturas de Bernini ficaram conhecidas, como o artista consegue trabalhar muito bem fazendo estátuas, colocando texturas e até mesmo certa leveza nos tecidos que ele esculpe, sua fama se espalha e o artista recebe encomendas inclusive do rei da Inglaterra, Carlos I e a rainha, Henrietta Maria. Bernini não pode concluir as encomendas feita pelos dois monarcas da Inglaterra devido à Guerra Civil Inglesa que eclodiu nessa época.

Quando o Papa Inocêncio X se tornou pontífice, a carreira do artista entrou em decadência pois as famílias que apoiavam o Papa anterior foram substituídas por famílias rivais. Embora Bernini não tenha perdido todos os cargos, seus inimigos empreenderam uma campanha de difamação contra o artista. Mas Bernini consegue recuperar sua reputação e esculpe uma de suas obras-primas a estátua Êxtase de Santa Teresa:

By Gian Lorenzo Bernini – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=43527951

A escultura acima foi encomendada pelo Cardeal Federico Cornaro para celebrar Santa Teresa, que havia sido canonizada recentemente. O artista escolheu uma das histórias de Teresa de Ávila, a escultura mostra o momento milagroso vivido por Santa Teresa, em que ela descreve que um anjo pegou uma lança e enfiou no coração da Santa. Como em toda escultura feita por Bernini, o escultor escolheu o momento ápice da história de Teresa de Ávila.

O Papa Inocêncio X foi substituído por Alexandre VII, um pontífice que queria empreender um grande projeto em Roma, Bernini foi escolhido para esse planejamento feito pelo novo Papa. O artista criou um projeto para a Praça de São Pedro. Ele criou uma área elíptica que deu o formato da praça que vemos hoje em dia.

Praça de São Pedro no Vaticano. Imagem: Pixabay.

Embora o projeto completo de Bernini não tenha sido executado, por causa da morte do Papa Alexandre VII, ele ainda assim conseguiu dar forma a essa Praça, criando um espaço funcional e emocional, porque a intenção do artista era dar um significado religioso a esse lugar.

A fama de Bernini se espalhou pela Europa e o artista foi convidado por Coulbert, ministro das finanças da França, para executar uma obra arquitetônica na fachada do Louvre. Porém o artista enfrentou resistência quanto a seus projetos e não fez essa obra no Louvre. Alguns anos mais tarde ele faria uma estátua que ele planejou para a França, em Roma.

O artista também fez esculturas ao ar livre, como essa que está na imagem abaixo e que se encontra em Roma:

Imagem: Pixabay.

Bernini morreu no ano de 1680 por causa de um derrame.

Compre meu livro na Amazon:

Um comentário em “Bernini, um grande escultor barroco

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.