O fauvismo além de Henri Matisse, conheça outros artistas fauvistas

O fauvismo é um movimento artístico muito ligado à Henri Matisse, essa nova estética artística utilizava cores fortes e não naturais para representar as figuras nas pinturas. A corrente artística fauvista ganhou esse nome por causa de um artigo escrito por um crítico de arte chamado de Louis Vauxcelles, Les Fauves significa Os Selvagens. É uma pintura de Henri Matisse que provoca polêmica e causa impacto no público de artistas da época, essa pintura se chama Mulher com Chapéu:

Mulher com Chapéu, Henri Matisse.

O Salon d’Automne 1905 foi a exposição responsável por mostrar os fauves ao público, diversas pinturas fauvistas foram apresentadas nesse evento. Outra obra de Matisse exposta no Salão de Outono se chama Janela Aberta:

Janela aberta, Henri Matisse.

Como Henri Matisse é um dos artistas modernistas mais conhecidos, além de ter um grande talento e ter feito diversas pinturas, ele acaba ofuscando outros pintores que também fizeram parte do fauvismo. Robert Antoine Pinchon, Othon Friesz, Henri Manguin e Maurice de Vlaminck, também são artistas talentosos do fauvismo.

Robert Antoine Pinchon

Robert Antoine Pinchon nasceu no ano de 1886 na cidade de Rouen na França. Pinchon é um dos artistas que fizeram parte do movimento do fauvismo. Seu pai era um jornalista e bibliotecário que era um grande amigo do romancista Guy de Maupassant, como Robert Antoine Pinchon mostrou talento para artes, seu próprio pai comprou material de pintura para Robert. O artista também estudou no Lycée Pierre-Corneille, além de frequentar a Escola de Belas Artes de Rouen.

O artista fez sua estreia no Salon d’Automne do ano de 1905, uma das pinturas do artista confeccionadas um ano antes desse evento se chama Triel sur Seine, le pont du chemin de fer:

Triel sur Seine, le pont du chemin de fer, Pinchon.

Após essa exposição, o artista participou de exposições próprias como a que foi organizada no Musée des Beaux-Arts de Rouen.

As pinturas do artista até o início da Primeira Guerra Mundial era principalmente pinturas de paisagens. Pinchon mesclava o pós-impressionismo com o fauvismo. Podemos ver essa mistura na obra do artista chamada de Vista de Mont-Gargan, Sol Poente:

Vista de Mont-Gargan, Sol Poente, Robert Antoine Pinchon.

Vista de Mont-Gargan, Sol Poente foi pintada no ano de 1909, nessa obra podemos perceber o uso de cores fauvistas para compor o céu e o horizonte, o pós-impressionismo no contorno feito em algumas das figuras do cenário.

Uma tela pintada por Robert Antoine Pinchon se chama Le jardin aux pavots:

 Le jardin aux pavots, Robert Antoine Pinchon.

A pintura acima tem um pouco do fauvismo, na representação da casa ao fundo, o uso de cores vivas, e as pinceladas do impressionismo.

Como outros artistas, Robert Antoine Pinchon foi afetado pela Primeira Guerra Mundial e mudou sua estética artística.

Othon Friesz

Achille-Émile Othon Friesz nasceu no ano de 1879 em La Havre, França. O artista também foi um dos mais importantes no movimento artístico fauvista. Friesz estudou na Escola de Belas Artes de La Havre e depois se mudou para Paris onde aprendeu técnicas artísticas na Escola de Belas Artes de Paris. Othon Friesz frequentou o estúdio do artista retratista chamado de Leon Bonnat.

Enquanto estava em La Havre, o artista conheceu Raoul Dufy, que também se tornaria fauvista. Othon Friesz não gostou do ensino formal de Leon Bonnat e por isso se rebelou se tornando um fauvista.

Jardin à Honfleur, Othon Friesz,

A pintura acima se chama Jardin à Honfleur, e foi pintada pelo artista no ano de 1902. O uso de cores vivas e não naturais e a pincelada relaxada, além da falta de rigidez nas formas são uma das características do fauvismo. Uma outra pintura de Othon Friesz se chama Paysage à La Ciotat:

Paysage à La Ciotat, Othon Friesz.

Paysage à La Ciotat é outra obra fauvista do artista Othon Friesz.

Henri Manguin

Henri Charles Manguin nasceu no ano de 1874 na cidade de Paris na França. O artista fez parte do fauvismo, sendo considerado como uma das figuras principais do movimento artístico do fauvismo.

Manguin frequentou o estúdio do artista Gustave Moreau, que é considerado um dos precursores do movimento impressionista. O artista expos suas obras já no ano de 1902 no Salon des Indépendants. Mas foi a sua participação na exposição do Salon d’Automne de 1905 que fez o artista ser reconhecido e chamado de Les fauves.

Autorretrato de Henri Manguin.

Em seu autorretrato Manguin mostra uma pintura com características do fauvismo, como o uso de cores consideradas não naturais, além das pinceladas mais relaxadas.

O artista também pintou uma obra fauvista com o tema Banhistas:

A pintura acima é tipicamente fauvista, podemos perceber isso pela escolha da paleta de cores.

Maurice de Vlaminck

Maurice de Vlaminck nasceu no ano de 1876 na cidade de Paris, na França. O artista foi um dos fauves que expuseram suas pintura nesse evento. O artista sofreu influência das obras de Vincent Van Gogh. Vlaminck entrou para o círculo social dos artistas quando conheceu Paul Signac.

Vlaminck fez parte da exposição do Salão de Outono no ano de 1905, onde exibiu suas pinturas fauvistas, como a obra The River Seine at Chatou:

The River Seine at Chatou.

O Fauvismo foi um dos mais importantes movimentos artísticos do início do século XX, essa estética tornou Henri Matisse um artista famoso. E outros artistas também fizeram história nessa corrente artísticas, por isso é importante lembrar do nome e das obras desses artistas fauvistas.

Compre meu livro na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.