Cleópatra, Nefertiti e Hatshepsut, conheça a história destas rainhas do Egito Antigo

O antigo Egito é conhecido pelos seus monumentos e tumbas dedicadas a diversos Faraós. Na Antiguidade, uma mulher no poder era algo raro, antes acreditavam que somente o homem sabia governar, porém a história mostra que as mulheres foram melhores governantes que muitos homens, por ter que se destacar mais e se provar mais. Existem registros de três grandes governantes do Egito: Cleópatra, Nefertit e Hatshepsut. Conheça a história destas rainhas egípcias.

Cleópatra

A famosa rainha do Egito, na verdade se chama Cleópatra VII, filha de Ptolomeu XII, subiu ao poder após a morte do pai, que deixou ela e seu irmão mais novo, Ptolomeu XIII. A rainha fazia parte de uma das últimas dinastias que governaram o antigo Egito e os territórios chamados de ptolomaicos. Cleópatra se desentendeu com seu irmão por causa do general romano Júlio César, e passou a governar sozinha, mas Ptolomeu XIII não desistiu tão fácil do poder e os dois se enfrentaram no campo de batalha.

Nesta mesma época em que Cleópatra governa o Egito, o general Júlio César estava em conflito com Pompeu para assumir como o único governante em Roma. O senado romano havia apostado em Pompeu para derrotar Júlio César.

O filho de Pompeu chegou em Alexandria em busca de ajuda militar, até então, Cleópatra e o irmão Ptolomeu XIII ainda governavam junto, e os dois aceitaram enviar ajuda para Pompeu, enviando soldados para enfrentar o exército de César. Eles fizeram isto porque deviam uma certa quantia de dinheiro à Roma.

Porém Pompeu se alia à Ptolomeu XIII e declara o irmão de Cleópatra como o governante legítimo do Egito, então a rainha é forçada a fugir de Alexandria.

Pompeu decide se refugiar em Alexandria mas acaba sendo assassinado. Então, Júlio César força a reconciliação entre os irmãos, Cleópatra e Ptolomeu XIII. Porém, a rainha acaba se aproximando demais de Júlio César, e Ptolomeu XIII achou que as decisões do general favoreciam Cleópatra.

Cleópatra e Júlio César, Gérôme.

O relacionamento romântico entre a rainha do Egito, Cleópatra e Júlio César se tornou público, apesar do general ser casado com Calpurnia na época. César também tinha motivos políticos para essa decisão de ser um aliado de Cleópatra, mantendo a rainha no poder, Júlio César podia controlar o Egito, já que Roma tinha pretensões de tomar esta região sob o reinado de Cleópatra, porque a maioria do trigo que abastecia a República Romana, vinha do Egito.

Não existe registros precisos sobre como seria a aparência de Cleópatra. As lendas dizem que ela se apresentava como a deusa egípcia Isis.

Após a morte de Júlio César, Cleópatra teve que rever suas alianças, então a rainha convidou outro romano poderoso, Marco Antônio.

Cleópatra e Marco Antônio, Giovanni Tiepolo.

O general romano chegou à Alexandria com um exército e passou um tempo nesta região. Cleópatra pretendia se casar com Marco Antônio para gerar herdeiros e aumentar seu domínio, porém o general se casou com outra mulher. Mas isso não alterou o aumento de territórios sob seu controle, Marco Antônio empreendeu diversas campanhas militares com o auxílio de Cleópatra.

Marco Antônio e Otaviano começaram a lutar pelo domínio de Roma, porém quem venceu esta guerra foi Otaviano. Com a derrota do casal, Cleópatra se suicida. Segundo a lenda, a rainha teria feito isto utilizando uma cobra venenosa, mas quando o corpo dela foi encontrado não havia nenhuma cobra por perto, mas ela apresentava marcas de furo, provavelmente ela usou uma agulha pra cometer este último ato.

Assim ela se torna a última Faraó do Egito. E a República Romana termina com Otaviano se tornando o primeiro Augusto, ou seja, imperador do agora, Império Romano.

Nefertiti

Nefertiti também foi uma Rainha do Egito, porém ela chegou ao poder através do casamento como Faraó Alkhenaton. Seu marido foi um governante muito controverso pois impôs ao Egito uma reforma religiosa que mudava o politeísmo para monoteísmo. A religião passaria a cultuar o deus Aton.

By Philip Pikart – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8433730

O reinado de Akhenaton foi muito controverso devido a esta reforma religiosa que ele impôs e não foi bem recebida. Não se sabe qual foi a causa da morte do Faraó, sabe-se que Akhenaton sofreu uma espécie de apagamento histórico após sua morte.

Quem assume o poder após a morte de Akhenaton é seu filho, Tutankhamon.

Réplica da máscara de Tutancâmon. (Pixabay)

Na época do reinado de Tutancâmon os registros sobre Nefertiti desaparecem e um outro nome surge, Neferneferuaten, uma mulher descrita como a nova governante. Acredita-se que essa personagem seja Nefertiti.

Hatshepsut

Hatshepsut foi uma das primeiras Faraós mulheres que se tem registro confirmado. Seu filho, Tutmés III, tinha apenas cinco anos de idade quando ascendeu ao trono, porém como ainda era uma criança, quem governou em seu lugar foi Hatshepsut.

A rainha governou por vinte e um anos. Uma de suas medidas como governante foi reestabelecer as rotas comerciais do Egito. Hatshepsut também contribuiu com construções no templo de Karnak. Na capela vermelha que fica em Karnak existem registros que Hatshepsut foi coroada.

Par rob koopman from Leiderdorp, netherlands — Maat-ka-Re Hatsjepsoet (RMO), CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7625462

Após um reinado de vinte e um anos, a rainha morreu, porém não se sabe as causas desta morte. Hatshepsut se tornou uma das poucas mulheres Faraós de que se tem registro.

Compre meu livro na Amazon:

2 comentários em “Cleópatra, Nefertiti e Hatshepsut, conheça a história destas rainhas do Egito Antigo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.