6 fatos sobre a história do Cinema

Antes do cinema as pessoas só poderiam ver a representação de uma peça ou roteiro através do teatro. A invenção do cinema é creditado aos irmãos Lumiére, no ano de 1895. O cinema virou uma grande indústria e hoje em dia temos filmes com os mais diversos efeitos visuais cinematográficos feitos com a ajuda de um computador. Conheça alguns fatos sobre o cinema.

Lanterna Mágica

A lanterna mágica é um projetor de imagens que utilizava placas transparentes feitas de vidro e uma fonte de luz. Ela foi desenvolvida no século XVII(1601-1700 d.C). Sua importância para a invenção do cinema está no fato das pessoas começarem a usar imagens em sequência, como se fosse uma pequena cena reproduzida na parede.

Imagem em Sequência By Unknown author – Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22307525

Brinquedos ópticos

Os chamados de brinquedos são dispositivos que projetam a imagem numa sequência de frames que dão a ilusão de movimento. No século XIX (1801-1900) d.C foram inventados uma variedade de brinquedos ópticos, com nomes complicados, como o Fenacistiscópio, zoopraxiscópio, e etc. Muitos desses equipamentos usam um disco giratório, com uma sequência de imagens, que podem ser desenhos ou fotografias, que vão desde 12 imagens até 24 imagens por segundo, projetados por uma lanterna mágica.

Brinquedo óptico chamado de Zoopraxiscópio.

Teatro Óptico

Com o desenvolvimento dos brinquedos ópticos, Charles-Émile Reynaud inventou uma forma de projetar essas imagens através de um equipamento que rodava slides de desenhos em uma sequência que dura 2 segundos, e conta uma história, diferente dos brinquedos ópticos. Esse aparelho projetava essas imagens numa sala de teatro. Muitos consideram Reynaud o precursor de desenhos animados no cinema.

Teatro óptico.

Thomas Edison

Thomas Edison é considerado o inventor da eletricidade*, apesar da gente, usar hoje em dia, o sistema elétrico inventado por Nikola Tesla (corrente alternada). O inventor também criou o fonógrafo, um aparelho que grava e reproduz sons. Com a colaboração de outros inventores ele fez a primeira câmera cinematográfica. Foi o produtor de um dos primeiros filmes já exibidos no cinema, além de ser o primeiro a abrir um estúdio cinematográfico, o Black Maria.

Cinetoscópio.

Pintados à mão

Os primeiros filmes coloridos eram coloridos à mão quadro por quadro. O filme Uma viagem à Lua(1903), foi colorido â mão por vinte mulheres, que trabalharam num sistema de linha de produção em série.

By Georges Méliès – Screenshot from the only surviving hand-colored print of the film (restored 2011 by Lobster Films)., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31682467

Os filmes também começaram a ser tingidos numa emulsão com produtos químicos. O filme As aventuras do príncipe Achmed(1926) foi tingido de azul.

Cena do filme As aventuras do príncipe Achmed.

A avanço do estudo da física das cores feitas por cientistas como James Maxwell, esse físico descobriu que as todas as cores poderiam ser feitas com a combinação de três cores primárias: vermelho, verde e azul.

Walt Disney

Walter Elias Disney foi um empresário, animador e dublador e fundador da maior empresa de filmes de animação do mundo a Walt Disney Company. Ele foi o responsável pela criação do filme Branca de Neve e os Sete Anões, que é o primeiro longa-metragem totalmente à cores do mundo. Lançado em 1937, foi um sucesso de críticas e público, tendo um lucro de 8 milhões de dólares, valor considerado alto para a época. Foi graças a este filme que Walt Disney ganhou um Oscar honorário, uma estatueta grande e outras sete versões em miniatura em homenagem ao filme.

Primeiro Poster do filme Branca de Neve e os sete Anões de 1937.

*Sistema elétrico e geradores de eletricidade.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.