Jazz e Blues, saiba mais sobre esses dois gêneros musicais

O Jazz e o Blues são ritmos musicais diferentes, enquanto o Jazz é um estilo musical de improvisação feito para dançar, o Blues é um estilo musical mais melancólico. Ambos os ritmos musicais surgiram no Sul dos Estados Unidos e os dois tem influências africanas, embora sejam influências diferentes, o Jazz veio da Praça do Congo de New Orleans, que era um local onde os afro-americanos faziam danças tradicionais africanas. O Blues no começo tinha uma narrativa relacionada ao racismo e outros problemas enfrentados pelos afro-americanos.

Jazz

O Jazz é um estilo musical marcado pela improvisação, surgiu entre a comunidade afro-americana no fim do século XIX(1801-1900) no começo do século XX(1901-2000). Esse ritmo musical tem suas raízes nas músicas folclóricas africanas da região da África Ocidental e da bacia do Congo. O Jazz também sofre influências das estruturas harmônicas europeias.

Louis Armstrong.

Dizem que o Jazz se originou em New Orleans nos Estados Unidos. Os primeiros registros de que havia um novo som surgiram, como já dito acima, em New Orleans nas comunidades afro-americanas. O surgimento desse estilo musical tem no Charles “Buddy” Bolden a figura chave para o desenvolvimento desse novo estilo musical. No começo o Jazz era feito pra dançar e as primeiras gravações musicais de Jazz aconteceram no ano de 1917. Muitos clubes de Jazz surgiram em New Orleans e também em Nova Iorque.

Clube de Jazz Cotton Club.

Uma série de músicos foram expoentes desse estilo musical como por exemplo, Louis Armstrong, Charlie Parker, e Miles Davis. Existe vários tipos diferentes de Jazz, tem o Swing que é a técnica mais duradoura e de base africana, Louis Armstrong costumava definir o swing assim: “se você não sentir, nunca saberá”.

O primeiro disco de Jazz lançado em 1917 é o Livery Stable Blues, da banda The Original Dixieland Jass Band. Essa banda se autodenominou os criadores do Jazz. Alguns integrantes desta banda eram imigrantes da Sicília, então sons da Sicília foram incorporados nas músicas.

The Original Dixieland Jass Band.

Louis Armstrong foi um músico que teve uma das maiores influências no Jazz, pois mudou a improvisação coletiva num ritmo solo. O músico nasceu em New Orleans e conseguiu levar o Jazz com sucesso para Nova Iorque. Ele fez parte do chamado Renascimento do Harlem, que foi um renascimento artístico e intelectual centrada no Harlem, em Nova Iorque.

Blues

O Blues tem origem na região norte americana conhecida por Deep South na década de 1860. Ele surge no contexto de pós guerra civil americana conhecida aqui como a Guerra de Secessão.

Esse ritmo musical tem influências nas músicas de campo e trabalho, de canções africanas tradicionais e de um gênero musical conhecido como spirituais. A letra de música tem temas de contestação social e racial, falando sobre os problemas que os afro-americanos enfrentam nos Estados Unidos. A música  “Rising High Water Blues” (1927), de Blind Lemon Jefferson falam da Grande Inundação do Mississipi em 1927.

A primeira partitura com um som relacionado ao Blues foi “I Got the Blues”(1908), de Antonio Maggio em Nova Orleans. Existem relatos do Blues no sul do estado do Texas nessa época. As primeiras gravações do Blues foram feitas por mulheres negras na década de 1920, como a música Crazy Blues(1920) cantada por Mamie Smith. A música The Memphis Blues (1912) gravada e interpretada por WC Handy, fez muito sucesso na época. Existem vários clubes de Blues em Memphis e Chicago, tanto no passado como hoje em dia.

BB King’s Blues Club.

O Blues influenciou muitos estilos musicais como Jazz, muitas músicas do rock and roll tem uma pitada de Blues, Elvis Presley utilizava um pouco do Blues em suas músicas. Na década de 1980/90 o Blues ressurgiu com o músico e compositor BB King. Hoje em dia esse gênero musical, o Blues, influencia diversas músicas populares nos Estados Unidos.

2 comentários em “Jazz e Blues, saiba mais sobre esses dois gêneros musicais

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.