Os instrumentos musicais brasileiros que são instrumentos culturais

Sempre que algo novo chega a algum lugar esse se adapta as características culturais do local, os instrumentos musicais também sofreram essas adaptações a nossa cultura. Desde a viola, o berimbau usado na capoeira, o pandeiro utilizado no samba, cada instrumento musical está conecta a alguma manifestação cultural. Conheça a história e sua relação com a nossa cultura de alguns instrumentos musicais brasileiros:

Repinique

É um tambor pequeno recoberto por pele em ambos os lados, para tocar se utiliza a mão e um batuque. O Repinique, também conhecido como repique, é um instrumento musical utilizado no samba-enredo, como marcação para solos musicais.

Pandeiro

O pandeiro tem origem no Oriente Médio, e foi levado a Península Ibérica pelos muçulmanos(os mouros), na época em que os mouros ocupavam esse lugar na Europa. O instrumento musical também é conhecido pelo nome de tamborim e foi trazido ao Brasil pelos portugueses, sendo aproveitado pelos escravos africanos para dar musicalidade a capoeira junto com o berimbau. Ele também é muito utilizado em folguedos e no samba.

Pandeiro (Wikimedia Commons)

Atabaque

O nome atabaque vem do termo árabe al-Tabaq que significa prato. Ele é um tambor cilíndrico de três diferentes tipos Rum, Rum­pi e o Lê. Esse instrumento é utilizado na Umbanda para evocar os orixás, e também nas rodas de capoeira como acompanhante de outros instrumentos musicais.

Atabaque feito por Hélio Atabaque Artesanal Sp. (Pinterest)

Afoxé

O afoxé é instrumento musical utilizado na manifestação popular de origem africana de mesmo nome. O afoxé é feito com uma pequena cabeça arredondada coberta por uma rede de bolinhas ao seu redor. Esse instrumento é utilizado no candomblé em homenagem a um orixá. Também é utilizado pro samba no carnaval nordestino. Hoje em dia esse instrumento é utilizado em outros ritmos além do samba.

Afoxé Por LeRoc – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1389219

Cuíca

A cuíca é um tambor de fricção interna, tem origem oriental e foi trazida ao Brasil por escravos africanos. É um instrumento bastante usado no maracatu e também por escolas de samba no sudeste brasileiro.

Cuica (Wikimedia Commons)

Cavaquinho

O cavaquinho tem origem portuguesa e virou um instrumento musical popular no norte de Portugal. Esse instrumento chegou ao Brasil graças aos colonizadores portugueses. Hoje em dia ele é utilizado por compositores brasileiros para fazer samba e chorinho. O cavaquinho é um instrumento musical muito presente em rodas de samba.

Cavaquinho.

Reco-reco

O reco-reco tem sua origem na África, e é um instrumento de percussão de mão. Ele é muito utilizado nas rodas de capoeira e também em rodas de samba e pagode. Esse instrumento acrescenta musicalidade ao agogô, outro instrumento musical. O reco-reco pode ser feito tanto de metal quanto de madeira.

Reco-Reco de metal (wikimedia commons).

Agogô

Esse instrumento musical veio da África, é utilizado na música tradicional dos iorubás. Ele é composto por múltiplos sinos, a própria palavra agogô significa sinos na língua dos iourubás. O agogô é utilizado também no candomblé, em que também é chamado de Gã, e como os outros instrumentos, ele é tocado em rodas de capoeira. Atualmente o Agogô é usado para marcar o ritmo de sambas e também é utilizado no reggae.

Por Alno – Fotografia própria, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1547018

Gaita Gaúcha

Essa gaita também é conhecida pelo nome de acordeão, esse instrumento musical tem origem alemã, e foi trazida para a região da bacia do rio Prata, por imigrantes alemães e também por portugueses. O acordão é muito utilizado nas músicas regionais gaúchas e faz parte da história gaúcha. No Rio Grande do Sul esse instrumento é popularmente conhecido como gaita.

Gaita gaúcha (pinterest).

Berimbau

O berimbau tem origem na Angola e foi trazido por escravos dessa região para onde atualmente é o estado da Bahia. Esse instrumento começou a ser utilizado pelos escravos nos quilombos e em festividades. O berimbau é um instrumento musical essencial na capoeira pois ele comanda a ritmo na roda de capoeira.

Berimbau (wikimedia commons).

Violão

O violão é o primeiro instrumento musical que chegou ao Brasil na forma de uma viola de dez cordas. Ele também é conhecido como guitarra clássica. O violão é derivado do alaúde árabe. Esse instrumento musical é empregado em músicas tipicamente brasileiras como a Bossa Nova. O violão é bem popular no Brasil e também é usado como instrumento para diversos ritmos musicais.

Violão ou guitarra clássica.

Um comentário em “Os instrumentos musicais brasileiros que são instrumentos culturais

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.