Sócrates: a voz da razão humana.

Sócrates não deixou nenhuma obra escrita, pois preferia fazer filosofia em forma de diálogos. Ele tinha muitos discípulos, um deles foi Platão, sabemos um pouco sobre como foi Sócrates, principalmente, através das obras de Platão, e algumas obras de outros discípulos de Sócrates.

Quem foi Sócrates? Como filtrar Sócrates da descrição feita por Platão?

Vou usar o livro “Apologia de Sócrates”,  escritor por Platão pra dizer quem foi ele. Mas primeiro eu vou dizer como consegui separar Sócrates de Platão.

Eu olhei as contradições no discurso que ele escreve e comparei com o que ele escreve na obra “A República”, mais o que Aristóteles diz quando critica “Sócrates”*, só que na verdade é de Platão que ele fala. 

Sócrates era um filósofo que viva uma vida comum, ocupou um cargo político durante um tempo, procurava viver uma vida de acordo com o que era certo, honesto e justo.

Seu jeito de fazer filosofia era dialogar com as pessoas que pediam conselhos a ele. Essa é a filosofia de Sócrates, viver a vida, sem se preocupar em acumular riquezas, praticar o bem, ser honesto, fazer o que é justo, questionar as verdades impostas pela sociedade.

socratesfrase

Porque ele foi condenado a morte?

Ele foi condenado por causa de duas acusações: corromper os jovens, e ser ateu. Sócrates não era ateu, ele acreditava que existia um deus, que havia vida após a morte, e que os deuses de Atenas eram falsos e não existiam. Ele não era ateu e os seus conselhos faziam as pessoas a não tomarem decisões ruins.

Sócrates era muito convincente e muitas pessoas não gostavam do que ele dizia, sobre viver a vida em busca de sabedoria, justiça, e fazer o que é certo. Muita gente odiava ele, pois infelizmente existem pessoas que não querem fazer o que é certo, e não querem ouvir que estão erradas, mesmo que a consciência fique sempre cutucando a pessoa, elas não querem admitir os próprios erros.

Então, Sócrates foi julgado por mais ou menos uns 500 senadores, e argumentou sobre o porque era inocente das acusações, e 234 pessoas votaram pela inocência e as 266 votaram pela pena de morte, e ele aceitou o resultado final, mesmo com o apelo e comoção dos discípulos e amigos. Voluntariamente ele tomou o veneno e morreu.

Quais foram as consequências da morte de Sócrates?

Platão nunca aceitou a morte dele, e também não aceitou Sócrates aceitar a condenação a morte e morrer por uma causa injusta. Platão não esteve no julgamento de Sócrates, pois ele estava doente, e quando melhorou Sócrates já havia morrido.

choromeme1
Como puderam matar Sócrates? Suas pessoas horríveis!

Nesse momento, Platão começa a dividir o mundo em duas classes, as pessoas que tem virtude (que inocentariam Sócrates) e aquelas que não tem (e que condenariam Sócrates a morte injustamente).

Também, passou a odiar a democracia e o todo aquele processo democrático que colocava qualquer cidadão no poder, pois, foram eles que condenaram Sócrates a morte. Platão começa a achar que somente pessoas justas e boas deveriam ocupar essa função de ser cidadão, quem não tinha a “Virtude”, deveriam ficar de fora da política.

O problema do pensamento de Platão é que Sócrates não fazia essa divisão, pois aconselhava qualquer pessoa que chegasse a ele, e não cobrava por isso.

Não existe a “Virtude”, existem seres humanos movidos por paixões, interesses e diversas ideias. Alguns seres humanos irão ser injustos por causa de excesso de egoísmo, ou por falta de amor próprio, ou por complexo de inferioridade (e outras coisas que a psicologia aborda pra estudar os motivos que levam alguém a ser “ruim”).

Platão separa o mundo

Devido essa “separação” do mundo, criada pela mágoa de Platão. Ele escreveu muitas obras com diversas ideias absurdas sobre Virtude e superioridade, ainda inventa um protótipo do comunismo e o todo a engrenagem que levaria a um desastre humanitário. Além de suas ideias terem dado suporte a Igreja ao separar as pessoas em classes sociais.

Pois Platão não pensava que um rico poderia ser uma pessoa ruim. Pois pessoas ruins não recebem coisas boas….

ok

Isso criou uma desigualdade social posterior difícil de ser combatida. Pois tinha suporte nas ideias criadas por Platão, através de uma suposição falsa de que a vida é justa com todos. Mas se a vida não foi justa nem com Sócrates, por que seria com o resto a humanidade?

duvidameme

Platão era muito convincente e aprendeu muito com Sócrates, porém dizem relatos que o próprio Sócrates aconselhou Platão a não ficar imaginando coisas e viver na realidade.

Aristóteles e Platão magoado e caos

Aristóteles critica as ideias criadas por Platão, mas a ideia de “Virtude” permanece e piora com as obras de Aristóteles, porque ele está convencido de que mulheres são inferiores, escravos são inferiores e era tudo imposto por ordem da natureza.*

Porém, quando Aristóteles começa a pensar muito sobre essa suposta superioridade imposta pelas leis da natureza, e confronta as ideias com a realidade que vê. Entra em duvida sobre isso ser verdade mesmo, mas não continua esse raciocínio, pois ele tinha mais interesse em falar sobre política do que desses problemas de desigualdade social e injustiças que ele via.

Muito tempo após a morte de Aristóteles, a Europa estava em caos. Havia uma Igreja mergulhada em corrupção, e essa separação das pessoas por classes supostamente naturais, criou intrigas que levava a guerras por causa das pessoas superiores.

solucaomeme
Essa dupla pôs fogo na Europa.

Nessa época, no ápice da corrupção na Igreja. Aparece outro filósofo que faz uma análise bem fria sobre a política e sobre o comportamento de um Príncipe pra conseguir manter a ordem e o poder. Sim Nicolau Maquiavel é um herói, pois ele transforma os poderosos em seres humanos sem poderes especiais inventados por Platão e Aristóteles.

E o mundo começou a mudar, aos poucos deixamos de aceitar a escravidão e acreditar que nobres tem sangue azul, e até hoje continuamos mudando o mundo. Para pior ou para melhor? Vamos descobrir com o tempo….

E Sócrates? Ele sorriu quando ouviu o resultado de seu julgamento, pois quase metade das pessoas tinham inocentado ele. Será que hoje em dia esse número aumentou ou diminuiu?

*Em sua obra “A Política”, Livro Segundo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.