Edward Middleton Manigault, um modernista americano

Edward Middleton Manigault é um artista que faz parte do movimento modernista americano. O pintor nasceu em London, Ontário, no Canadá, mas seus pais eram da Carolina do Sul, da cidade de Charleston, nos Estados Unidos.

Manigault se mudou para Nova Iorque no ano de 1905, onde se matriculou na Art Students League, para estudar artes, foi em NY que o artista exibiu suas obras na Exhibition of Independent Artists em 1910, uma exposição organizada pelo renomado professor de artes Robert Henri. Uma de suas obras feitas no ano de 1909 se chama O foguete (The firework).

Firework, Edward Middleton Manigault. (Wikipedia: Domínio Público)

A obra Firework mistura elementos impressionistas, do pontilhismo na composição da imagem, e o pós-impressionismo com a escolha do forte contraste com o uso da cor preta ao retratar fogos de artificio numa cena de comemoração a noite.

O artista também pintou a obra O Palhaço (The Clown).

The Clown, Edward Middleton Manigault. (Wikipedia/Domínio Público)

O Palhaço é uma pintura que mostra traços das incursões do artista ao movimento modernista francês com as pinceladas características desse estilo artístico, junto com seu estilo modernista próprio, juntando a escolha do tema com a escolha das cores mais contrastantes. Ao retratar um palhaço triste e pensativo, Manigault demonstra seu olhar sobre um mundo que está prestes a entrar em guerra. Essa obra foi concluída no ano de 1912.

Uma curiosidade é que a grande maioria das pinturas de Edward Middleton Manigault foi destruída pelo próprio artista, que ficou insatisfeito com suas obras e por isso queimou uma grande parte de suas telas.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Edward_Middleton_Manigault

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.