(Natal)Adoração dos Magos, Botticelli

A obra Adoração dos Magos foi pintado pelo renomado artista renascentista Sandro Botticelli. O pintor nasceu no século XV na Florença, fazendo parte do primeiro renascimento, embora alguns historiadores ainda o colocassem no gótico tardio.

O artista é mais conhecido por uma das obras não cristãs mais conhecidas da história da arte ocidental, O nascimento de Vênus.

O nascimento de Vênus, Sandro Botticelli. (Wikipedia/Domínio Público)

Além dessa pintura, o artista também pintou Primavera, que também é uma de suas pinturas mais reconhecidas.Mas apesar disso, Botticelli tinha preferência por pinturas cristãs.

No século XIV até o XVI, o renascimento comercial italiano proporcionou o surgimento a figura do mecenas, que eram famílias ricas que encomendavam obras de arte para suas capelas e casas em propriedades particulares, ou até mesmo como doação para a Igreja.

Adoração dos Magos

Uma das pinturas particulares encomendadas a Sandro Botticelli foi Adoração dos Magos.

Adoração dos Magos, Sandro Botticelli. (Wikipedia/Domínio Público)

A pintura feita de têmpera sobre madeira foi encomendada por Gaspare di Zanobi del Lama, um banqueiro que fazia parte da corte da família Medici. Essa obra foi feita originalmente na capela da Igreja Santa Maria Novella.

A obra tem características do início do renascentismo, na arte medieval não havia perspectiva e volume nas pinturas, mas com o renascimento esses aspectos foram surgindo. As roupas adquiriram volume e dobras, além disso existe uma perspectiva central, as linhas convergem para o bebê Jesus Cristo que se encontra no centro da pintura. Também temos a figura da Virgem Maria entronizada, que é quando ela serve de trono para o menino Jesus, e os magos se encontram ao redor oferecendo os presentes.

Uma curiosidade é que o próprio Sandro Botticelli se autorretratou na pintura, o homem no canto direito, usando uma túnica marrom claro.

Sandro Botticelli, autorretrato.

Isso tinha um motivo, na época a pintura Adoração dos Magos era encomendada pelas famílias ricas e as pessoas retratadas na pintura eram membros da família. Essa obra não foge a regra, entre os personagens retratados está Cosimo Medici, por exemplo, ajoelhado a frente do bebê Jesus.

Atualmente essa pintura se encontra na Galeria Uffuzi na Florença, na Itália.

Compre meu e-Book na Amazon:

2 comentários em “(Natal)Adoração dos Magos, Botticelli

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.