Marta e Maria Madalena, Caravaggio

Marta e Maria Madalena é uma pintura de Caravaggio. O artista é um dos mais renomados e conhecidos pintores da história da arte ocidental. Seu verdadeiro nome era Michelangelo Mersi, mas sua família havia se mudado para a região de Caravaggi e na época era comum ser chamado pelo nome da região de origem.

Caravaggio vivia num período em que a Igreja Católica estava investindo numa espécie de campanha para atrair e manter os fiéis no catolicismo, por isso o estilo dramático do pintor barroco era muito apropriado nessa época. Muitas de suas pinturas eram encomendas feitas pela Igreja, então os temas eram bíblicos, Marta e Madalena se encaixam nesse contexto.

Marta e Maria Madalena, Caravaggio. (Wikiart/Domínio Público)

A tela Marta e Maria Madalena possui características barrocas específicas de Caravaggio, como o uso marcante do claro-escuro para criar um efeito dramático, esse estilo ficou conhecido como tenebrismo. Na pintura temos as duas mulheres, Marta e Maria Madalena, enquanto a Marta (direita) está usando vestes mais simples, Maria Madalena está usando um vestido mais luxuoso, o espelho, e a pose de Marta seriam uma indicação de que Marta estaria tentando converter Maria Madalena ao cristianismo. A obra teria sido encomendada pelo cardeal Francesco Maria Bourbon del Monte.

Atualmente essa pintura se encontra no Intituto de Arte de Detroit nos Estados Unidos.

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “Marta e Maria Madalena, Caravaggio

  1. His paintings are always so dramatic and impressive. During our visit to Rome, we were able to see some of his masterpieces. It was amazing!
    Have a wonderful holiday season and all the best to you !🎄🎅🙋‍♀️

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.