A loja de Chapelaria (The Millinery Shop) é uma pintura de Edgar Degas. O artista faz parte do movimento artístico impressionista, sendo tido como um dos fundadores dessa corrente artística, embora a estética de Degas seja divergente da maioria dos artistas impressionistas. O pintor também influenciou outros impressionistas como Mary Cassatt.
Degas veio de uma família abastada, por isso teve a oportunidade de estudar no Colégio Lycée Louis-le-Grand, onde aprendeu a arte de desenhar.
Apesar de sua família esperar que Degas tivesse uma carreira formal no Direito, sendo advogado, o pintor acabou indo estudar na renomada Escola de Belas Artes de Paris, a partir do ano de 1955.
O artista tinha preferência por retratar mulheres em situação cotidianas, como num ensaio de balé, mas também havia outras situações como podemos ver em A loja de Chapelaria (The Millinery Shop):

A loja de Chapelaria (The Millinery Shop) é uma pintura que possui características da pintura impressionista de Degas. Na tela, do lado direito, vemos uma mulher de vestido verde segurando um chapéu laranja e olhando para ele, e no lado esquerdo temos um balcão com quatro chapéus num mostruário e um em fora dele.
A paleta de cores é laranja, verde oliva, verde limão, verde escuro, verde água, azul claro, azul celeste, azul escuro, cinza amarelo ocre, bege, preto, pérola; ou seja, uma escolha de cores multicolorida bem diversificada.
Essa é uma das clássicas pinturas feitas no interior de algum estabelecimento, retratando uma cena do cotidiano, as pinceladas de Degas são um pouco mais definidas do que as dos pintores impressionistas, e ele coloca linhas mais definidas em suas obras. Além disso, como podemos ver em A loja de Chapelaria (The Millinery Shop) , o artista não abandona a cor preta, algo que foi deixado de lado na paleta de cores dos impressionistas.
Hoje em dia essa pintura se encontra no Instituto de Arte de Chicago, nos Estados Unidos.