A loja de Chapelaria, Edgar Degas

A loja de Chapelaria (The Millinery Shop) é uma pintura de Edgar Degas. O artista faz parte do movimento artístico impressionista, sendo tido como um dos fundadores dessa corrente artística, embora a estética de Degas seja divergente da maioria dos artistas impressionistas. O pintor também influenciou outros impressionistas como Mary Cassatt.

Degas veio de uma família abastada, por isso teve a oportunidade de estudar no Colégio Lycée Louis-le-Grand, onde aprendeu a arte de desenhar.

Apesar de sua família esperar que Degas tivesse uma carreira formal no Direito, sendo advogado, o pintor acabou indo estudar na renomada Escola de Belas Artes de Paris, a partir do ano de 1955.

O artista tinha preferência por retratar mulheres em situação cotidianas, como num ensaio de balé, mas também havia outras situações como podemos ver em A loja de Chapelaria (The Millinery Shop):

A loja de Chapelaria (The Millinery Shop), Edgar Degas. (Wikipedia/Domínio Público)

A loja de Chapelaria (The Millinery Shop) é uma pintura que possui características da pintura impressionista de Degas. Na tela, do lado direito, vemos uma mulher de vestido verde segurando um chapéu laranja e olhando para ele, e no lado esquerdo temos um balcão com quatro chapéus num mostruário e um em fora dele.

A paleta de cores é laranja, verde oliva, verde limão, verde escuro, verde água, azul claro, azul celeste, azul escuro, cinza amarelo ocre, bege, preto, pérola; ou seja, uma escolha de cores multicolorida bem diversificada.

Essa é uma das clássicas pinturas feitas no interior de algum estabelecimento, retratando uma cena do cotidiano, as pinceladas de Degas são um pouco mais definidas do que as dos pintores impressionistas, e ele coloca linhas mais definidas em suas obras. Além disso, como podemos ver em A loja de Chapelaria (The Millinery Shop) , o artista não abandona a cor preta, algo que foi deixado de lado na paleta de cores dos impressionistas.

Hoje em dia essa pintura se encontra no Instituto de Arte de Chicago, nos Estados Unidos.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.