Pelo Mediterrâneo, Henri-Edmond Cross

Pelo Mediterrâneo é uma pintura de Henri-Edmond Cross. O artista faz parte do movimento Neo-impressionista. Assim como a maioria dos artistas dessa corrente artística, Henri-Edmond Cross conheceu pintores do neo-impressionismo que eram anarquistas, e teve contato com o pontilhismo e divisionismo.

O artista, no começo de sua carreira, era naturalista e pintava muitas paisagens. Henri-Edmond Cross se tornou amigo de Georges Seurat e suas pinturas passaram a ser pontilhistas como podemos ver em Pelo Mediterrâneo.

Pelo Mediterrâneo, Henri-Edmond Cross. (Wikiart/Domínio Público)

Pelo Mediterrâneo é uma pintura com característica neo-impressionista. Nessa obra temos um grupo de três mulheres que aparentemente acabaram de tomar banho no mar mediterrâneo, uma aparece secando a outra, enquanto outra está deitada, uma outra mulher está agachada pegando frutas num cesto, no cenário de fundo temos árvores e silhuetas de pessoas tomando banho no mar mediterrâneo. O artista utilizou o pontilhismo nessa pintura, nas árvores é possível ver as pinceladas espaçadas, além disso, Henri-Edmond Cross usou tons para compor as cores das figuras representadas na tela. O neo-impressionista utilizou uma paleta de cores multicolorida, com tons amarelo, lilás, laranja, verde, roxo, azul e cinza.

Essa pintura pertence a uma coleção privada.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.